Exclusivo

Geraldo Luís lança podcast com moradores de rua: "Quero ver quem teria coragem"

Apresentador lança nesta quinta-feira (20) podcast gravado embaixo do emblemático Minhocão em São Paulo


Geraldo Luís conversando com moradores de rua
Geraldo Luís lança podcast gravado em São Paulo - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Drika Oliveira

Publicado em 20/07/2023 às 18:37,
atualizado em 21/07/2023 às 15:41

Estreia nesta quinta-feira (20) no YouTube o novo projeto de Geraldo Luís, que será um podcast com moradores de rua. Um estúdio a céu aberto, com uma mesa e dois bancos foram montados no meio da rua, no centro de São Paulo, reduto de muitas pessoas de extrema vulnerabilidade. O local que é considerado por muitos perigoso e até insalubre, serviu de palco para mostrar que essas pessoas, apontadas como invisíveis, existem e são alguém no mundo.

“Eles são filhos de alguém, pais e mães de alguém, irmãos, maridos, esposas, amigos... E quase sempre não estão ali porque gostam, porque querem. Ninguém sabe da história deles, ninguém quer ouvi-los. Mas eu fiz questão de me sentar naquela mesa e de ouvir cada um, sem julgamentos, sem apontar o dedo, apenas dar essa voz a eles”, explica Geraldo Luís com a voz embargada, ao NaTelinha. O primeiro episódio de Vozes Invisíveis será a história de Dona Fátima.

Fora da televisão há alguns meses, desde que pediu demissão da Record onde ficou por 16 anos, o apresentador não se deixou levar pelo comodismo que a ausência da rotina do trabalho pode dar.

Com a mente borbulhando de ideias, como ele mesmo fala, arregaçou as mangas e partiu pra fazer o que mais ama na vida: contar histórias de pessoas reais, pessoas que precisam falar e ser ouvidas, mas são ignoradas e invisíveis aos olhos da sociedade. Geraldo conta que teve essa inspiração às 2h30 da madrugada.

Pra não perder tempo, ele chamou seu filho João (aliás, seu maior amigo, seu escudo e seu maior presente na vida) pra anotar tudo. Às 3h30 ligou pro Leo Maia, seu produtor de internet que cuida do seu canal do YouTube, e começou ali a botar o plano em prática.

O novo projeto de Geraldo Luís

No dia seguinte, ligou para o jornalista e seu ex-produtor na Record, Daniel Duran, e fechou o podcast.

"Eu não podia mais perder tempo e vi que a hora era aquela. É muito fácil entrevistar artistas. Todo mundo quer. Isso dá repercussão, mas eu não queria isso, eu queria e quero mostrar o povo, a emoção, a vida real mesmo. E queria comigo uma equipe de confiança, mas sobretudo, queria trabalhar com pessoas humanas, com pessoas de bom coração que não teriam medo, nojo e até repulsa em entrar de cabeça naquele universo.”

Geraldo Luís

Geraldo Luís lança podcast com moradores de rua: \"Quero ver quem teria coragem\"

Geraldo diz que não tem medo das críticas que podem surgir por ele ter sido campeão absoluto de audiência por anos na Record e agora estar entrevistando moradores de rua. “Esses seres humanos tiveram uma vida, amores e sonhos antes de se tornarem invisíveis aos olhos do mundo e é isso que eu quero mostrar, buscar, tentar dar um pouco de dignidade pra eles... Quero entender o sentimento dessas pessoas que nunca tiveram voz, que se tornaram esquecidas, jogadas á margem da sociedade”, conta.

Geraldo Luís: “Alguém precisa me enxergar na televisão”

Geraldo Luís revela insatisfação na Record e desabafa: "Estava morrendo" 

Geraldo conclui: “Pessoas que perderam tudo: o rumo, a família, a casa, o afeto de quem eles ainda amam e sentem saudade. Não temo críticas, estou ao lado do povo, e o povo é a verdade do mundo. Jesus andava com prostitutas, gente paupérrima e não julgava nunca então, quem nos somos para julgar?”.

“Quero ver quem teria coragem de pegar uma mesinha e se sentar bem no meio do centro de São Paulo e fazer o que eu fiz: sentar conversar, abraçar. Diante de tanta gente fake na televisão, ter esse acesso, esse contato, essa experiência humana, eu só agradeço a Deus”, conta o apresentador. O podcast terá um episódio diferente toda quarta-feira, às 19h.

Imagem da thumbnail do vídeo

 *** Esta jornalista que escreve a matéria (eu) também foi convidada a se juntar à equipe e teve uma das melhores experiências da vida, que será contada na próxima coluna. Por enquanto só agradeço a oportunidade.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado