Polêmico

Marcelo Dourado se desculpa por exaltar "orgulho hétero" no BBB 10

O faixa preta de judô foi o campeão da edição


Marcelo Dourado vestindo blusa preta falando para a câmera
Marcelo Dourado protagonizou muitas polêmicas no reality show da Globo - Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 17/02/2022 às 13:19,
atualizado em 17/02/2022 às 13:26

Doze anos após se consagrar campeão do BBB 10, Marcelo Dourado publicou um vídeo em que se desculpa por algumas falas ditas por ele na época do reality show. Provocando o colega de confinamento Dicesar, o gaúcho usou expressões como "orgulho hétero" e "resistência heterossexual". "Não pretendo com esse vídeo a amizade nem a simpatia de ninguém. Apenas reparar um erro histórico que eu falei e reconhecer o meu erro, que pode ter sido interpretado como uma fala preconceituosa", começou falando.

Logo no início da gravação, Dourado lembra das declarações polêmicas. "Rola um vídeo meu de tempos em tempos na internet, onde eu falo 'orgulho hétero' e 'resistência heterossexual', que foi dito dentro de um reality show, sob condições controladas e específicas, eu sofrendo muita pressão psicológica e provocações diárias dos meus adversários. Mas nada disso apaga o fato de que eu era um cara muito mais ignorante 12 anos atrás do que sou hoje. E eu não percebi na hora que a frase que o meu adversário falava, 'o mundo é gay', era uma frase de resistência e inclusão", alegou.

Em seguida, o professor de Educação Física destaca que, de lá pra cá, conseguiu entender muitas coisas e não tem mais o mesmo pensamento. "Na minha cabeça limitada, eu pensava que era uma frase afirmativa, genérica. Eu não percebi a importância daquilo para as pessoas que estão envolvidas nessa comunidade e que são constantemente vítimas de violência. A resistência pertence às minorias, e nenhum hétero foi espancado até a morte por sua sexualidade, diferentemente da comunidade LGBTQIA+. No Brasil existem casos gravíssimos, reincidentes, diários, de pessoas que são tidas como diferentes por causa de sua sexualidade. Ficar contra essas causas vai contra a história da minha família e contra o meu legado, de filho de refugiados. Na minha cabeça, todos devem ser respeitados igualmente, mas no sentido mais amplo da palavra", continuou o faixa preta de judô, observando que ainda acha que a jornada para que isso se torne realidade é longa.

Dourado terminou o vídeo ressaltando que, se alguém torceu por ele na época de sua edição por se identificar com os pensamentos preconceituosos, não é bem-vindo. "O meu jeito bruto pode ter confundido pessoas que torceram por mim achando que o que nos unia era o preconceito. De repente, confundiram o meu ímpeto, a minha vontade de ganhar, a minha competitividade, ou o meu jeito um pouco mais duro, com uma pessoa preconceituosa, que eu abomino. Se você torceu por mim achando que o nos une é preconceito, quero distância, não é isso. Quero nas minhas relações sociais coisas positivas. pessoas com empatia, que respeitem de verdade a trajetória do outro, a dor do outro, mesmo a gente não entenda. Nunca fui fiscal da vida de ninguém e nunca admiti que ninguém fosse fiscal da minha vida privada, da minha vida particular. A vida de cada um, o que cheira, bebe, quem namora, isso aí só diz respeito a cada pessoa", finalizou. 

Marcelo Dourado participou de duas edições do Big Brother Brasil

Marcelo Dourado é lembrado até hoje por suas participações no Big Brother Brasil. A primeira entrada do gaúcho na casa foi na quarta edição, em que ele levou a pior na disputa pela permanência no jogo com Marcela, sendo o oitavo eliminado.

Já no BBB 10, venceu a edição, após uma votação recorde, em que conseguiu 60% das 154 milhões de intenções.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado