Desgaste

MasterChef caminha para ter seu menor Ibope da história na Band

Talent show gastronômico teve seu auge; agora chega a dar menos que filmes


Ana Paula Padrão fazendo biquinho e pose com os braços
Ana Paula Padrão no MasterChef da última terça (11); talent show sofre desgaste - Foto: Reprodução/TV Bandeirantes
Por Thiago Forato

Publicado em 16/10/2022 às 07:00,
atualizado em 16/10/2022 às 08:35

Há um mês no ar, a quarta temporada do MasterChef Profissionais caminha para ter a leva de episódios menos assistida da história do programa na Band. Em cinco episódios apresentados até aqui, o talent show gastronômico apresentado por Ana Paula Padrão acumula média de apenas 2,1 pontos no Ibope na Grande SP.

Seu pior desempenho até aqui foi na estreia, quando registrou somente 1,7 ponto. Esta temporada vem sendo menos assistida que a com amadores do ano passado. No acumulado, a oitava temporada registrou somente 2,3 pontos, bem distante já dos 7,2 da segunda, por exemplo, realizada em 2015.

O mais preocupante, contudo, é que o MasterChef também vem deixando de ser o programa mais assistido da Band na faixa pós-Faustão, ainda que de maneira pontual. Desde que esta temporada estreou, em 14 de setembro, isso aconteceu duas vezes.

Em ambas, o programa culinário deu menos audiência que a sessão de filmes Cine Clube. Na semana da estreia, enquanto a atração rendeu 1,7, no dia seguinte a Band apresentou o longa-metragem A Noite da Realeza (2015), pegando carona na morte da Rainha Elizabeth (1926-2022) e alcançou 1,8.

MasterChef caminha para ter seu menor Ibope da história na Band
A Noite da Realeza (2015); filme transmitido no Cine Clube teve mais audiência que o MasterChef no dia anterior - Foto: Divulgação

Já no dia 4 de outubro, quando o MasterChef rendeu 2,2 pontos, o Cine Clube transmitiu Assassino a Preço Fixo (2011) na quarta e garantiu 2,3 pontos. Ainda que seja um décimo de diferença em ambos os casos, elucida o quanto o programa deixou de ser interessante para o público, já que geralmente as outras atrações da linha de show ficam em torno de 1 ponto na capital paulista.

E vem mais MasterChef por aí

Desde 17 de maio com o programa no ar, a Band decidiu que vai dar uma sobrevida ao formato ainda em 2022. Depois desta temporada com Profissionais, a emissora terá uma versão com crianças, intitulada de MasterChef Júnior.

Nesta edição com os pequenos, o canal do Morumbi exibiu só uma vez, em 2015. Dentre amadores, profissionais e crianças, o formato acumula 14 temporadas no Brasil desde sua estreia em 2014.

Com o sucesso praticamente instantâneo para os padrões da Band, virou carro-chefe da casa não só em audiência, mas também em faturamento. No entanto, sofreu com o natural desgaste devido às sucessivas temporadas.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado