Marcou época

Cinco motivos provam que o Planeta Xuxa faz falta na TV

O programa estreou há 25 anos na Globo

Logo do Planeta Xuxa em 2002, ano em que o programa chegou ao fim - Reprodução/TV Globo
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 05/04/2022 às 06:49:00

Em 5 de abril de 1997, o Planeta Xuxa estreou nas telas da Globo com a Rainha dos Baixinhos focada no público adolescente. Inicialmente, a atração era exibida aos sábados, mas no ano seguinte passou a ir ao ar nas tardes de domingo e permaneceu ocupando essa faixa da programação da emissora até 2002, quando chegou ao fim.

Em uma época de disputas aos domingos protagonizadas por homens, como Silvio Santos, Faustão e Gugu (1959-2019), o Planeta Xuxa foi o segundo programa dominical vespertino de auditório apresentado por uma mulher na TV aberta brasileira. O primeiro também era comandado pela loira, o Programa Xuxa, de 1993.

Grande parte do sucesso do Planeta foi creditada à espontaneidade de Xuxa no palco. Apesar de não esconder a vontade de voltar a falar com o público infantil, ela admitia que seus baixinhos já haviam crescido e se dedicava ao público jovem naquele momento. Alguns quadros do programa também bombaram e são lembrados até hoje. Com o sucesso do projeto Xuxa Só Para Baixinhos e o tumultuado rompimento entre Xuxa e Marlene Mattos, a atração chegou ao fim em julho de 2002. Anos depois, em 2014, ganhou reprises no Canal Viva, mas saiu do ar com a ida da loira para a Record.

Confira cinco motivos pelos quais o Planeta Xuxa faz falta nos fins de semana da TV:

Espontaneidade de Xuxa

Marlene Mattos, ex-empresária de Xuxa e diretora do Planeta, creditou o sucesso da atração à espontaneidade e liberdade com que a apresentadora comandava o programa. A atração rendia bons números para o ibope da antiga vênus platinada e, muitas vezes, superava a audiência do Domingão do Faustão.

O clima de alegria marcou o vespertino, que eternizou alguns momentos, como Xuxa pulando e dançando ao ser avisada de que estava em primeiro lugar no ibope, a lição que ela recebeu de Clodovil (1937-2009) sobre amor-próprio, e Fausto Silva sendo colocado contra a parede para esclarecer boatos de que ele vivia mal-humorado.

Intimidade

O quadro Intimidade se tornou um dos pontos fortes do programa e Xuxa fazia perguntas pessoais a convidados famosos. O primeiro a encarar a sabatina da apresentadora foi Marcello Antony, mas também passaram pelo sofá outras personalidades, como as atrizes Letícia Sabatella e Arlete Salles, os jogadores de futebol Ronaldo e Renato Gaúcho, o cantor Mark Knopfler, da banda britânica Dire Straits, o juiz Siro Darlan, entre outros.

Em 2014, em uma entrevista ao Jornal Extra, Xuxa revelou o que mudaria no quadro caso o programa tivesse sido produzido alguns anos depois. 

"Acho que teríamos mais interação, mais internet, mais chat com perguntas abertas pela internet."

VEJA TAMBÉM

Transformação

Outro destaque do Planeta era o quadro Transformação. Atrações do tipo fazem sucesso até hoje na televisão, mas, quando completou um ano no ar, em abril de 1998, o dominical ganhou um salão de beleza e Xuxa selecionava pessoas da plateia dispostas a dar uma revigorada no visual, do corte de cabelo às roupas.

Semanalmente, quando chegava a hora da atração, os participantes levantavam as mãos, eufóricos, e acenavam para a apresentadora, pedindo para serem os escolhidos. No quadro, a rainha dos baixinhos chegou a receber pedidos inusitados, como o de um rapaz, que gostaria de se transformar na própria loira em um especial de carnaval.

Atrações musicais

As atrações musicais do programa eram divididas por algumas categorias. No Top Brasil, eram apresentadas as músicas que figuravam nas paradas musicais da semana e, no Lançamento, um radialista analisava as novas canções. Outros hits eram divididos por temas, como trilhas sonoras de novelas e videoclipes internacionais.

Ivete Sangalo, Jota Quest, Só Pra Contrariar e Timbalada foram alguns dos artistas que marcaram presença no palco da atração, mas Xuxa também recebia cantores internacionais que estavam de passagem pelo Brasil. A loira, inclusive, abriu espaço para o funk em seu programa, indo na contramão da resistência que a TV tinha ao ritmo naquela época.

Assistentes de palco

Durante os cinco anos em que o Planeta Xuxa esteve no ar, a titular da atração contou com a ajuda de vários grupos de assistentes de palco, como as Paquitas New Generation e as Paquitas da Geração 2000, que migraram para o Xuxa Park e abriram espaço para as Garotas do Zodíaco, 15 novas ajudantes que representavam signos diferente. O programa ganhou também a primeira geração de Papaquitos.

Em 2001, Xuxa ganhou outros assistentes de palco, os Mano e as Mina, uma turma de quatro rapazes e três meninas que tinham a incumbência de animar ainda mais a plateia. Théo Becker e Renato Vianna também auxiliavam a apresentadora e eram chamados de Fortões.



Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS