Publicado em 29/08/2024 às 12:45:00
A história de que a Globo estaria produzindo uma novela chamada Pé de Chinesa, com Jade Picon e Davi Brito interpretando personagens de ascendência oriental, está divertindo os internautas nesta semana. Tudo não passa de uma brincadeira. Contudo, a emissora já produziu novelas tão absurdas quanto a falsa produção, que viralizou nas redes sociais.
O chamado yellowface – que acontece quando atores de outras etnias e nacionalidades se caracterizam para representar personagens chineses, japoneses ou coreanos – já foi usado mais de uma vez em novelas brasileiras, em algumas gerando grande polêmica.
+ Pé de Chinesa: Novela falsa com Jade Picon e Davi Brito confunde internautas
VEJA TAMBÉM
A Sombra de Rebecca (1967) mostrava Yoná Magalhães (1935-2015) como uma japonesa, Suzuki. A trama, ambientada em Tóquio, mostrava o romance entre a jovem e um aristocrata inglês viúvo. No final, ao descobrir que a esposa não morreu, ele decide se afastar, e Suzuki pratica o haraquiri, suicidando-se com uma espada.
+ Gloria Perez responde internauta sobre Pé de Chinesa e diz o que acha da brincadeira
Mais recentemente, Sol Nascente (2016) também recebeu muitas críticas por trazer o ator Luís Melo como Tanaka. A novela foi acusada de whitewashing, escalação de atores brancos para papéis não-brancos. Na trama, foi justificado que o personagem era filho de um japonês com uma americana.
A escalação de Giovanna Antonelli como a protagonista Alice, filha de Tanaka, também gerou polêmica – na história, ela era adotada. Em 2020, Danni Suzuki, de ascendência japonesa, revelou ter sido convidada pelo autor Walther Negrão, que criou o papel especialmente para ela, mas acabou preterida na escalação.
"Saí dessa novela sem uma justificativa. Na época, me falaram primeiramente que eu não seria a protagonista porque queriam uma menina mais jovem", relatou a atriz. Duas semanas após ser cortada do papel principal, foi escalada Giovanna Antonelli, casada com o diretor da novela, Leonardo Nogueira, e dois anos mais velha que Danni.
Houve ainda Negócio da China (2009), que narrava a busca por uma fortuna, fruto do roubo de um golpista chinês Liu (Jui Huang). Contudo, a maior parte do elenco era formado por atores brasileiros, com feições ocidentais, e muitos deles usavam trajes orientais, como Bruna Marquezine, que interpretou Flor de Lis.
Nas imagens de divulgação da trama, antes da estreia, vários atores, incluindo os protagonistas Grazi Massafera e Fábio Assunção, apareciam puxando os olhos, o que é considerado uma forma de estereotipar o povo chinês. A imagem é compartilhada até hoje nas redes sociais.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Retorno
Violento
Herdeiro
Língua solta
Não vai ser tão fácil
Não tem refresco
Transbordando sensualidade
Outro remake
Estreia
Rolou química
Coitada
Sem chance
Estreia em abril
Muito triste
Aposta
Segredos
Desfecho original
Itatí Cantoral
Nova versão
Novo olhar