Miscasting

Há 4 anos estreava Sol Nascente, com Giovanna Antonelli em papel escrito para Danni Suzuki

Atriz descendente de orientais foi considerada "velha" para papel e substituída por branca com 2 anos a mais


Em Sol Nascente, Giovanna Antonelli ficou com personagem escrita para Danni Suzuki
Segundo relato de Danni Suzuki, protagonista de Sol Nascente teve sua personalidade alterada para ser vivida por Giovanna Antonelli - Fotos: Reprodução/Globo

Sol Nascente completou quatro anos de estreia no sábado (29). Exibida às 18h, a novela de Walther Negrão ainda é lembrada pela equivocada escalação do elenco: centrada na história de uma família de japoneses, a trama não tinha atores orientais ou descendentes entre os protagonistas. Em live recente, a atriz Danni Suzuki revelou que perdeu o papel central, escrito especialmente para ela, após ser trocada por Giovanna Antonelli.

"Sol Nascente foi uma novela em que eu era a protagonista e acabei saindo. Foi uma das razões que me fez decidir seguir outro caminho e minha carreira fora (das novelas), porque entendi que ali a mentalidade estava muito distante da forma como eu via o mundo e a expressão da arte na atuação", desabafou Danni Suzuki em live recente com a também atriz Bruna Aiiso, que atuou em Bom Sucesso (2019).

Na transmissão de vídeo, Danni detalhou que não queria ficar presa a uma "realidade muito mentirosa". "Queria partir para obras mais reais, que me representassem mais, a forma como eu sou e como eu via o mundo", classificou. A atriz disse que foi procurada pelo autor Walther Negrão antes do início da produção. O novelista contou que escrevia a novela para ela. Na sinopse original de Sol Nascente, Alice tinha trajetória e características semelhantes à de Suzuki: surfista, formada em design e descendente de japoneses com italianos.

"Saí dessa novela sem uma justificativa. Na época, me falaram primeiramente que eu não seria a protagonista porque queriam uma menina mais jovem", relatou Danni. Duas semanas após ser cortada do papel principal, foi escalada Giovanna Antonelli, casada com o diretor da novela, Leonardo Nogueira. Chama a atenção que Antonelli tinha 40 anos à época, dois a mais que Suzuki, então aos 38.

Luis Melo passou por "yellow face" para viver japonês em Sol Nascente

Há 4 anos estreava Sol Nascente, com Giovanna Antonelli em papel escrito para Danni Suzuki

Há quatro anos, mesmo antes de entrar no ar, Sol Nascente causou polêmica e foi alvo de críticas da comunidade oriental. O miscasting mais significativo foi o de Luis Melo, ator branco que viveu o japonês Tanaka. Para o papel, o veterano teve que recorrer ao "yellow face", com maquiagem e demais recursos de caracterização para se assemelhar a um asiático.

Após perder o papel principal, Danni Suzuki chegou a ser remanejada no elenco. "Virei a prima da Alice. Reescreveram a história, como se a protagonista fosse adotada. O roteiro foi modificado e a personagem foi divida em duas: algumas habilidades a Alice tinha, outras ficavam com a prima", contou na live com Bruna Aiiso.

A atriz relatou que também perdeu o segundo papel destinado a ela, novamente com a justificativa da idade. Danni afirmou ter recusado um terceiro personagem após o segundo "desconvite" e pulou fora da produção. A prima de Alice, Hirô, acabou defendido por Carol Nakamura, ex-assistente do Faustão em seu primeiro e, até hoje, único papel fixo em novelas.

Ao deixar o elenco de Sol Nascente, Danni também saiu da Globo. "Tomei uma decisão de buscar outro caminho, mas não em uma situação de vitimada, do tipo 'Olha que preconceito com oriental, eles fazem uma novela de oriental sem oriental'. Foi uma escolha. A escolha deles não era compatível com as minhas escolhas. Usei aquela situação para me impulsionar para uma coisa melhor", frisou.

Confira o trecho da live de Bruna Aiiso em que Danni Suzuki comenta Sol Nascente:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado