Inesquecível

Laços de Família: Cena em que Dieckmann raspa o cabelo foi 'inventada' por diretor

Camila raspou os cabelos durante tratamento de câncer

Cena icônica de Laços de Família nem era para ter ido ao ar - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 08/09/2020 às 06:08:00

A novela Laços de Família estreou na última segunda-feira (07) na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. A trama de Manoel Carlos, que fez sucesso no ano 2000, é considerada icônica por conta de uma cena emblemática que é da Camila, personagem vivido por Carolina Dieckmann, raspando os cabelos. Acontece que esta sequência não fazia parte do roteiro de nenhum capítulo e foi inventada pelo diretor, Ricardo Waddington.

O diretor geral da trama havia decidido gravar a sequência em que Camila raspa os cabelos, mesmo que o autor Manoel Carlos não tivesse escrito a cena para ir ao ar na história. Segundo a própria Dieckmann disse em diversas entrevistas, a filha de Helena (Vera Fischer) tinha algumas gravações difíceis naquela semana, que era o cabelo começando a cair por causa da quimioterapia e o primeiro encontro dela com Edu (Reynaldo Gianechinni) depois de estar careca.

O que chamou a atenção é de que, segundo a atriz, não havia nenhuma intenção de utilizar a sequência dentro da novela e que, depois dela e do diretor terem optado pela raspagem do cabelo, ele quis gravar o momento para ir ao ar uma campanha de combate ao câncer de medula óssea. Ela lembrou que havia diversas equipes de reportagem e sequer havia texto na gravação.

"Aquela cena… Eu não me preparei para ela porque ela não existia, ela não foi escrita. O Ricardo falou: ‘Carol, a gente vai gravar você raspando a cabeça, porque a gente quer usar essa cena para uma campanha de doação de medula’”, explicou ela em entrevista para o Altas Horas no mês passado, depois que Laços de Família havia sido confirmada para o lugar de Êta Mundo Bom na faixa do Vale a Pena Ver de Novo.

Laços de Família: Cena icônica

E por conta dessa sequência, Carolina lembra-se que não foi orientada a chorar, mas que o diretor pediu que ela não errasse na sequência porque era impossível ser feito novamente para utilização na campanha. “Tinha um monte de gente, de Vídeo Show à Fantástico. Todo mundo foi assistir a cena e o Ricardo falou para mim: ‘Carol, não ri! Eu não tenho como voltar’. Ele sabe que eu sou uma palhaça, mas ele não me pediu para chorar, não me pediu para interpretar… Ele falou: ‘Eu quero que você olhe para a câmera e esteja presente, sinta o que você for sentir…”, relembrou ela ainda em papo com Serginho Groismann.

E chama a atenção que Carolina já havia contado anteriormente que não foi Manoel Carlos quem escreveu a sequência e que ela somente foi ao ar por conta do desempenho e da emoção produzida. “O Ricardo disse que queria gravar para a campanha de medula óssea. Então isso foi gravado e nem ia passar na novela”, comentou ela durante entrevista para o extinto Vídeo-Show em 2017. Carolina ainda explicou que teve um papo com Waddington e o diretor a deixou bastante à vontade para decidir se queria raspar os cabelos ou não.

Laços de Família: Carolina Dieckmann

VEJA TAMBÉM

Carolina Dickemann relembrou que gravar a cena não estava pensando na emoção da personagem, mas que quando tudo começou, foi pega pela emoção. “O Ricardo [Waddington, diretor] me botou numa cadeira, filmando para o que seria uma campanha de doação de medula. Por isso, pegava o cabelo que ia caindo, é quando você se dá conta de que o corpo está perdendo. Aí, olhei no espelho, a gengiva machucada, os lábios ressecados”, afirmou num encontro com jornalista.

“Quando vejo a cena me emociono. A sorte de ter tido esse papel, a sorte de ter tido uma conversa com o Ricardo que falou ‘Carol, raspa’. Porque eu era muito menina, podia ter medo e não conseguir”, confirmou ela no Vídeo Show. A cena foi considerada tão icônica que a Globo decidiu divulgar a reprise de Laços de Família pela primeira vez em 2020 utilizando justamente o momento em que Camila fica careca.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS