Cena icônica

Cena de maior audiência de Éramos Seis no SBT irá ao ar semana que vem na Globo

Toda a sequência da morte de Carlos foi marcante nos anos 90

Em Éramos Seis, morte de Carlos deve movimentar história - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 30/01/2020 às 04:44:09

A partir da próxima quarta-feira (05), a Globo exibirá a sequência em que Carlos (Danilo Mesquita) leva um tiro que acabará sendo fatal. Em 1994, a cena da morte do personagem, vivido por Jandir Ferrari, bateu recorde de audiência no SBT.

Na rede carioca, o filho de Lola (Danilo Mesquita) acabará preso a um protesto que ocorre em São Paulo, contra políticas implantadas pelo então presidente Getúlio Vargas. Para controlar os manifestantes, a polícia irá atirar e Carlos acabará atingindo, mesmo não fazendo parte do grupo.

Em 1994, o SBT gravou a cena pouco antes de uma semana dela ir ao ar. Em 11 de setembro daquele ano, Del Rangel, diretor da novela, reuniu 100 figurantes, o maior número para a trama, além de parte do elenco e, claro, o próprio Jandir, para gravar a sequência em que o personagem é baleado.

Na produção do SBT, também baseada no roteiro de Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho - assim como o folhetim da Globo, que recebe nova roupagem de Ângela Chaves -, Carlos cai morto ao lado de Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo, estudantes que, juntos formaram o MMDC, que se tornou símbolo do Movimento Constitucionalista de 1932. Para a versão de 2020, a Globo optou por não mostrar os personagens.

VEJA TAMBÉM

Mas Carlos não morre no chão, ele é levado para o hospital e é lá que o irmão de Alfredo perde a vida nas duas versões. No SBT, a sequência com a morte de Carlos rendeu ao canal de Silvio Santos a maior audiência de Éramos Seis: 20 pontos.

A morte de Carlos foi ao ar no dia 20 de setembro de 1994 e a média foi recordista não apenas da novela, mas foi o melhor desempenho de uma produção nacional do SBT desde 1983, quando o folhetim A Justiça de Deus alcançou 21 pontos em 18 de julho.

E se antes a emissora de Silvio Santos ficou quase 10 anos sem atingir tais números, depois também demorou. Os 20 pontos registrados por Éramos Seis na morte de Carlos somente foram superados por uma novela brasileira do SBT em 1998, quando, em 03 de agosto, o primeiro capítulo da segunda temporada de Chiquititas foi a 22.

Éramos Seis terminou no SBT com 14,73 pontos, o melhor desempenho de uma trama nacional desde 1983, com Acorrentada (16,06), e ostentou o título até 1999, quando a terceira temporada de Chiquititas fechou com 18,04 pontos.

Veja a cena em que Carlos leva tiro em Éramos Seis nos anos 90:

A morte de Carlos em Éramos Seis

Na Globo, a morte do personagem está prevista para ir ao ar na sexta-feira (07), quando o personagem não irá resistir aos ferimentos e fará uma emocionante despedida da mãe e também com os irmãos, que estarão presentes no momento do óbito.

A novela de Ângela Chaves está com média de 20,01 pontos, abaixo de sua antecessora Órfãos da Terra, que teve 21,28 no mesmo período. Em seus 103 capítulos exibidos até o momento, o recorde de audiência da produção foi na segunda semana, quando marcou 26 pontos.

Vale lembrar que, embora a cena com a morte de Carlos seja considerada emblemática, ela não existe no livro de Maria José Dupré, que deu origem à história. O filho mais velho de Lola falece com úlcera, a mesma doença que seu pai.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS