Emoções finais!

Fim de “Verão 90”: Descubra quem é o pai do filho de Moana

E mais: A fuga de Galdino, a ira de Mercedes, o alívio de João e a redenção de Jerônimo nos capítulos finais de “Verão 90”

Com quem será que João irá ficar? - Divulgação/TV Globo
Por Taty Bruzzi

Publicado em 14/07/2019 às 06:00:00

Faltando poucos capítulos para o final de “Verão 90”, muitos desfechos estão sendo revelados. Um dos mistérios da trama a ser discutido é a verdade sobre o filho que Moana (Giovana Cordeiro) espera e afirma ser do João (Rafael Vitti). 

Já o destino de Galdino (Gabriel Godoy), que tem se passado pelo italiano Andreas Moratti, começa a ser traçado logo depois que o amigo de Jerônimo (Jesuíta Barbosa) comete um deslize bobo. 

A família Ferreira Lima ainda não faz ideia do que a espera, a começar pela matriarca, Mercedes (Totia Meireles), principal alvo de Rojê que logo após de ter sido humilhado pela socialite decidiu se vingar. 

Resumo semanal da novela "A Dona do Pedaço", de 15/07/2019 a 20/07/2019

Resumo semanal de "As Aventuras de Poliana", de 15/07/2019 a 19/07/2019

Resumo semanal de "Malhação - Toda Forma de Amar", de 15/07/2019 a 19/07/2019

E ainda: Depois de cumprir pena, Jerônimo sai da cadeia redimido, lança filme, vai trabalhar com a mãe e ainda arruma uma nova namorada. Confira o que as emoções finais da trama nos reserva. 

Galdinho comete gafe e Madá o desmascara

Desde que foi apresentada ao Andreas Moratti pelo ex-marido, Álamo (Marcos veras), que Madá (Fabiana Karla) ficou cismada em ter cruzado com o italiano antes. Na verdade, a vidente conheceu Galdino quando ele vendia sonhos feitos com o doce de leite dos deuses. Tentando descobrir o mistério que ronda o tal investidor, a dona da loja esotérica o convidou para uma consulta. Chegando lá, ela se ofereceu para jogar tarô, mas é claro que ele se esquivou. Tentando escapar da situação, Galdino sai correndo da loja e dá de cara com uma moça. Para seu azar, ele a chama sem querer pelo nome. Trata-se de uma ex-namorada com quem o malandro ia se casar, mas ao contrário disso fugiu com o dinheiro da cerimônia. “Norminha”, expressa. A moça o chama por Galdino e quando ele percebe a besteira que fez desconversa e responde em italiano. “No, escusa! E io no sono Galdino... E no te conheço! A ragazza deve estar me confundindo...”, disfarça. Norminha (nome da atriz não divulgado) dispara para cima do ex firmando que jamais iria confundir o cara que a enganou e ainda cobra o que ele deve. Galdino sai correndo e antes que ela vá atrás dele, Madá a segura e promete ajudá-la depois que ela lhe contar toda a verdade. Então, as duas vão até Àlamo e a vidente conta que o tal italiano é uma farsa. “Álamo, você vai ter que ser forte. Você está sendo enganado. Andreas Moratti é um farsante!”, revela.    

VEJA TAMBÉM

Mercedes descobre ter sido enganada por Andreas

Mesmo tendo tramado junto com Rojê o golpe para cima da família Ferreira Lima, Galdino se mostrou arrependido em alguns momentos. Tanto que depois de ter sido desmascarado por Álamo e Madá, o malandro irá contar tudo o que fez à Mercedes e pedir desculpas. A essa altura, a socialite não terá tirado todo o seu dinheiro da conta bancária e entregue nas mãos de Andreas Moratti. Quando descobre que foi enganado pelo falso investidor. Álamo reúne todos que acreditaram no suposto italiano e conta o que descobriu. A mãe de Quinzinho (Caio Paduan) sai em defesa do amante, alegando que ele deve ter alguma explicação. Álamo explica que nenhum dos investidores conseguiu falar com a Moratti Investimenti e, ainda, descobriram que o italiano deixou o hotel que pertence à família Ferreira Lima levando suas malas. Então, o grupo pede que Mercedes autorize uma funcionária do hotel a abrir a porta da suíte que estava sendo ocupada pelo golpista. Apesar de ser contra sua vontade, Mercedes concorda. Ao entrarem no quarto, o grupo vê em cima da mesa de cabeceira as lentes de contato azul e o livro “Italiano para iniciantes”. Sem graça, Mercedes diz que deve haver uma explicação para isso e escuta dos demais empresários que eles foram eitos de trouxas. “Que tal essa explicação: somos um bando de idiotas e caímos num golpe!”, grita Álamo. Apaixonada, ela se nega a acreditar nas evidências e defende o amado. 

Galdino se declara para Mercedes e foge em seguida

Em seu quarto, Mercedes chora por causa de Andreas. De repente, ela é surpreendida pelo falso italiano que surge na sua frente. A mãe de Quinzinho pergunta como ele conseguiu entrar ali e é pega de surpresa com uma declaração inesperada. “Um homem apaixonado é capaz de tutti per amore”, responde. Irada, Mercedes ordena que ele pare de falar com aquele sotaque ridículo, pois ela já sabe de toda a verdade. “Como eu me deixei enganar por um bandidinho mequetrefe feito você”, se questiona. “O pilantra concorda que sempre foi malandro, um bandidinho que quinta, mas confessa que realmente se apaixonou pela ex-dona da Pop TV. “Você me transformou num outro uomo! Me apaixonei, má no tinha como voltar atrás no golpe, capisce. Perdona me, mi amore!”, implora. Galdino insiste, dizendo ter dinheiro suficiente para sustentar os dois e a chama para fugir com ele. Mercedes finge concordar com ele e se aproxima para lhe dar um beijo. Ao invés disso, ela avisa que o golpista está em seu quarto, mas Galdino consegue fugir.  A sequência vai ao ar a partir da próxima segunda-feira (15). 

João faz regressão e descobre verdade sobre o bebê de Moana

A paternidade do filho de Moana só será revelada no penúltimo capítulo de “Verão 90”. Desde que a jornalista disse estar grávida de João que Manuzita (Isabelle Drummond) desistiu de voltar para o amado, deixando o ex-Patotinha desolado. Sem conseguir esquecer a ex-namorada, o filho da Janaina (Dira Paes) decide correr em busca da verdade sobre a noite em que, supostamente, teria dormido com a amiga de faculdade. Para isso, ele pede ajuda à Madá e a vidente propõe um ritual de regressão a fim de ajudá-lo a se lembrar do que aconteceu. A verdade é que Moana não tem certeza de quem é o pai da criança. E como sempre foi obcecada por João e os dois acordaram juntos, apenas de roupa íntima, ela passa a acreditar que o bebê é filho do amado. Para a decepção da jornalista, o ritual místico da vidente irá deixar claro que os dois não tiveram nenhuma relação sexual naquela noite. Enquanto João fica aliviado, Moana se sente envergonhada. Na sequência seguinte, ela aparece tendo uma conversa com Murilo (Marcelo Valle) e ele indaga se é o pai da criança que ela está esperando. A repórter diz que a criança é uma produção independente, pois os dois só tiveram juntos uma vez e por pura carência dela, mas o jornalista rebate, afirmando que dormiu com ela pelo menos umas três vezes. “Foi mal, Moana. Agora eu reconheço que você é uma excelente jornalista. Além de ser uma garota linda”, elogia. A jovem reafirma não querer nada com ele, que respeita a decisão, mas reafirma fazer questão de ajudá-la com a criança. Na sequência que vai ao ar no dia 25 de julho, Murilo aparece na pré-estreia do filme do trio Patotinha com um menino e Moana reage: “Murilo, o que você está fazendo aqui? Oi, meu amor. Teu pai não tem juízo...”, reclama. O jornalista se defende, dizendo que o garoto queria ver a mãe trabalhando, mas Moana ordena que ele o leve de volta para casa. A sequência vai ao ar no penúltimo capítulo da novela. 

Jerônimo arruma nova namorada e o passado volta para lhe assombrar

No último capítulo de “Verão 90”, Jerônimo vai ter passado um tempo preso depois de confessar ter mentido sobre a morte de Nicole (Bárbara França) para ajudar Quinzinho e prejudicar seu irmão, João. O tempo em que ficou na cadeia serviu para que o rapaz se arrependesse das besteiras que fez e escrevesse o roteiro de um filme sobre o grupo infantil Patotinha Mágica. Nas últimas emoções da trama, Jerônimo recebe liberdade condicional e passa a trabalhar como garçom no restaurante da mãe. Para felicidade da chef de cozinha, o Tele Vendão passa a trabalhar como garçom no restaurante da mãe e, ainda, arruma uma namoradinha. No dia do casamento do João com Manu, Jerônimo surge todo contente na companhia da moça e a apresenta para a mãe. “Mãe, eu fui buscar a Helena (Stephanie Serrat) no trabalho dela aqui perto. Aproveitei para passar aqui, ela estava doida para te conhecer”, diz. Janice (Claudia Ohana) observa a cena de longe e comenta com a irmã. Radiante, a dona do “Sua Praia” comemora a redenção do filho. “Nem acredito! Meu filho está tão feliz, conquistando tudo o qu sonhou de uma maneira bacana. E agora essa menina. Viu que anjo? Tomara que eles engrenem e que todo aquele passado o Jerônimo tenha ficado para trás”, torce. O que ninguém imaginava é que uma assombração volta para atormentar o rapaz. Durante a festa de casamento do irmão, Jerônimo recebe uma ligação da Vanessa e concorda em se encontrar com a pilantra. Chegando lá, a ex-VJ da Pop TV conta que está rica, morando em outro país, e o chama para ir embora com ela. A sequência seguinte mostra o casal e Galdino em um luxuoso iate. As cenas vão a r no dia 26 de julho.  

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS