"Hora Um da Notícia" completa primeiro aniversário nesta terça-feira

Fotos: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 01/12/2015 às 11:24:04

Responsável por romper um hiato de 31 anos sem lançamento de um novo jornal na Globo, o "Hora Um da Notícia" completa seu primeiro aniversário nesta terça-feira (01).

Ancorado por Monalisa Perrone e exibido entre 5h e 6h, o noticiário tinha uma série de objetivos - que foram rapidamente alcançados graças à imediata aceitação do público. 

A emissora carioca tinha como intuito se aproximar dos telespectadores dos grandes centros, que passaram a acordar ainda mais cedo ao longo dos últimos anos, e fortalecer o jornalismo matinal, que só era iniciado entre 6h e 6h30 - horário considerado avançado, levando em conta que Record, Band e SBT já tinham seus produtos jornalísticos no ar mais cedo.

Comportamento:

O "Hora Um da Notícia" foi muito mais que um simples lançamento na Globo. A necessidade de um jornal nestes moldes partiu da própria mudança de comportamento do telespectador.

Ao longo de vários anos, séries e o "Globo Rural" faziam com que o canal só iniciasse  jornalismo ao vivo e factual às 6h30, com o "Bom Dia Praça". Ao identificar o crescimento do SBT, que mesmo com um jornal gravado conseguia se posicionar na liderança entre 5h e 6h30, e do avanço dos noticiários da Record a partir das 6h, chegou-se à conclusão de que realmente havia uma demanda que se justificasse um novo produto para o horário.

Consolidação:

A consolidação do "Hora Um da Notícia" foi praticamente imediata. Com médias de audiência oscilando entre 4 e 5 pontos na Grande São Paulo, o noticiário rapidamente tirou a liderança do SBT. 

A aceitação no Brasil também ocorreu de forma ágil. Em praças como Porto Alegre, o jornal já chegou à casa dos 9 pontos de média - marca altíssima para os padrões do horário e desempenho que pouquíssimas atrações da concorrência conseguem ultrapassar - como a novela "Dez Mandamentos", da Record.

Diferencial:

O "Hora Um da Notícia" sempre teve como diferencial o próprio conteúdo da Globo à sua disposição. Ainda que tenha uma equipe trabalhando durante toda a madrugada, o jornal aposta na mescla das principais notícias do dia anterior, das informações mais importante da noite e destacando o que será manchete no dia - e para isso, dá destaque aos principais jornais impressos do país.

Concorrência:

Logo nos primeiros meses do "Hora Um da Notícia", rumores indicavam que a Record pudesse estender o "Balanço Geral", comandado por Luiz Bacci, e fazê-lo entrar no ar mais cedo - o que não ocorreu.

O SBT também não contra-atacou. A reprise dos jornais continua ocorrendo entre 04h e 07h. A única perda, na verdade, ocorreu meses após com a extinção do "Notícias da Manhã". Comandado por Neila Medeiros, o jornal era ao vivo e tinha os moldes de uma revista eletrônica. Indiretamente esvaziado pelo "Hora Um da Notícia", que alavancou o "Bom Dia São Paulo", e sem apelo comercial, a extinção ocorreu em abril.

São poucas as perspectivas de a Globo ter um concorrente à altura para o horário das 5h. A faixa é de pouquíssimo apelo comercial e exige investimentos, como a mobilização de ainda mais profissionais no turno da madrugada. Em um ano de crise como 2015 - e sem esperanças de melhora para 2016 -, as chances se tornaram ainda menores.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS