Com erro do Ibope, "JN" e "Babilônia" disparam no consolidado; entenda

"Babilônia" teve um acréscimo de 26% no consolidado do Ibope

O controle do Ibope - Divulgação
Por Thiago Forato

Publicado em 25/03/2015 às 12:20:00

Depois do "Jornal Nacional" registrar uma das menores audiências de sua história na prévia do Ibope na última segunda (23), muita gente levou um susto quando saíram os números consolidados na tarde desta terça (24), com algumas horas de atraso.

Na prévia, o noticiário havia dado 20 pontos na Grande São Paulo, e "Babilônia" tinha registrado 23.

Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, o Ibope alegou que houve um "problema técnico" que teria afetado diretamente a medição em tempo real das emissoras (ou real time, como muitos chamam) na segunda-feira.

Com isso, o "Jornal Nacional" ganhou 5 pontos, passando a marcar 25, o que corresponde a um aumento de 25% nos números consolidados. Já "Babilônia" teve um erro um pouco maior: cresceu 26% no consolidado, passando de 23 para 29 pontos.

Ainda assim, 25 pontos é um índice baixo para o telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos. Para se ter uma ideia, esse número é o mesmo dado na segunda-feira de Carnaval, em fevereiro.

Com o monopólio de aferição de audiência do país, o Ibope ganhará um concorrente a partir de abril: o GfK passará a divulgar os dados de sua medição, abrangendo televisão aberta e fechada. 

Dos canais abertos, apenas a Globo não assinou com o instituto alemão GfK.

O Ibope, procurado, respondeu sobre a falha apresentando sua versão:

"Em linha com o compromisso com a qualidade de seus dados e com a transparência com o mercado, o IBOPE Media esclarece que identificou uma instabilidade nos servidores de processamento que impactou os dados preliminares de audiência de TV (Real Time), da praça Grande São Paulo, a partir das 18h de segunda-feira (23).

Reforçamos que todas as providências cabíveis já foram tomadas, a situação está normalizada e os dados consolidados foram entregues hoje, terça-feira (24), dentro dos padrões de qualidade da empresa".


Este é o segundo erro do Ibope em uma semana. No último dia 17, o instituto atrasou em mais de cinco horas a entrega dos relatórios consolidados referentes ao dia 16.

Coincidentemente, as duas falhas aconteceram numa segunda e terça-feira.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS