Enfoque NT

Globo quebra obviedade na faixa das 19h e se arrisca com lançamento de "Deus Salve o Rei"

"Deus Salve o Rei" faz Globo sair de sua zona de conforto

Os protagonistas Marina Ruy Barbosa e Rômulo Estrela - Fotos: Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 09/01/2018 às 05:00:42

A Globo lança nesta terça-feira (9) sua nova novela das 19h, "Deus Salve o Rei", com texto de Daniel Adjafre e direção de Fabrício Mamberti.

Antes, é preciso dizer que a HBO não comprou a Idade Média porque produz "Game of Thrones". Afinal, "Deus Salve o Rei" se passa nesse período e fazer qualquer relação com este sucesso mundial é bobagem.

Dito isto, "Deus Salve o Rei" chega para quebrar a obviedade do horário, que por mais de três anos teve tramas contemporâneas recheadas de romance e muita comédia.

A faixa das 19h até alguns anos atrás, era difícil de se compreender. A dificuldade de uma novela fazer sucesso ali era difícil. Aos poucos, os autores e a própria emissora foram entendendo o que aquele telespectador queria assistir.

Muitos acabaram de chegar do trabalho e querem relaxar para se preparar pelo que vem a seguir:  as notícias políticas chocantes do "Jornal Nacional", que tem deixado os brasileiros mais estarrecidos a cada dia que passa, e um folhetim mais denso às 21h. 

Desde o fracasso colossal de "Geração Brasil" (2014), a Globo vem numa curva ascendente no horário: "Alto Astral" (2014-2015), "I Love Paraisópolis" (2015), "Totalmente Demais" (2015-2016), "Haja Coração" (2016), "Rock Story" (2016-2017) e "Pega Pega" (2017-2018).

Qual a semelhança entre todas essas?

1. Contemporâneas
2. Com exceção de "Pega Pega", que foi medíocre (na acepção da palavra), uma boa história de amor.
3. Carregadas de comédia.

"Deus Salve o Rei" quebra um fator importante, que é a de ser contemporânea. Produzir uma novela medieval é no mínimo arriscado, numa faixa que vem crescendo há mais de três anos.

Ser medieval não é predominante. Com um elenco estelar e nomes que atrativos ao público, principalmente o de Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine para o pessoal mais jovem, "Deus Salve o Rei" pode fazer sucesso, é claro.

Com um trabalho muito competente de divulgação, a novela tem uma produção fora do comum. Isso já pode ser visto nas chamadas e nos vídeos disponibilizados pela Globo no YouTube, que falam sobre isso.

A emissora saiu fora da sua zona de conforto. Tecnicamente, sem dúvida, "Deus Salve o Rei" é um produto de grande qualidade. Resta saber se tudo isso se traduzirá em uma história bem contada para que exista a receptividade do público.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS