Coluna do Sandro

Ricardo Macchi assume direção artística de canal de TV em São Paulo

Macchi vai comandar o canal paulista TV8

Divulgação
Por Sandro Nascimento

Publicado em 27/04/2020 às 04:46:00

O ator e produtor Ricardo Macchi, 50, assumiu há quatro meses a direção artística e de grade de programação da emissora TV8. O canal de frequência 55.1 está no ar em São Paulo e Grande São Paulo, pertence à família Zampini e estreia em maio uma nova grade apostando em jornalismo, educação e lives de artistas da música. Macchi ganhou projeção nacional como o cigano Igor na novela Explode Coração (1995), da Globo.

Ao NaTelinha, Ricardo contou que o convite para dirigir a TV8 surgiu do superintendente artístico e diretor comercial Paulo Martins, ex-SBT, a quem conheceu quando participou da Casa dos Artistas em 2002.

"Eu encontrei o Paulo e ele lembrou que sou produtor. Eu mostrei meus projetos e ele me fez um convite para o cargo de direção. A gente tem o intuito de mandar nosso sinal para o Brasil inteiro. Estamos começando e implementando uma grade dentro dessa televisão criativa", conta Macchi.

E completa: "Eu comecei a produzir em 1996, logo depois da minha primeira novela e produzindo responsabilidade social. Eu entrei num nicho de mercado que não tinha na época. Eu sou obcecado por perfeição e sempre fiz, graças a Deus, produtos de qualidade. Teve uma época que eu investia recursos e isso me fez ficar à frente, ao longo da vida, com muitos projetos na área de audiovisual. Isso me deu a chance de começar a trabalhar por trás das câmeras".

Com seus documentários de responsabilidade social, em 2010, Ricardo Macchi conquistou o Troféu JK Categoria Empreendedor da Década pelos 14 anos de investimentos utilizando recursos próprios. Embora esteja assumindo o cargo de comando em uma TV, ele destaca que não está largando os palcos e nem a possibilidade de retornar na atuação frente às câmeras.

Programas criados por Ricardo Macchi na TV8

Dentre os programas criados por Ricardo Macchi para a nova grade da TV8, que estreia em maio junto com a nova identidade visual do canal, estão: Prof. DNA Alienígena (Aulas de Português) e TáTalk. Além disso, o canal está estreando uma sessão de desenhos nacionais com O Diário de Mika e Chocolix no período da manhã, ambas produções da Supertoons Estúdios. À noite, possui previsão de investimentos no telejornal 8News, que já está no ar e é ancorado por Gil Latoreira, e num novo talk show. Porém, para Macchi, a grande novidade será a transmissão de mais de 60 lives de cantores brasileiros.

A exibição das apresentações só será possível com a parceria da TV8 com o produtor musical e empresário Fábio Lopes, dono da agência Hit Music e conhecido por produzir show de vários artistas nacionais há 10 anos, como o último projeto de Ludmilla e Chitãozinho e Xororó, e ter assinado a direção do especial Amigos 20 anos na Globo, em 2019.

"O Paulo (Martins) me fez um super convite para a gente conseguir dar acesso para pessoas que não têm condições de uma internet e uma TV a cabo. Vamos disponibilizar o sinal das nossas lives, temos algo em torno de 65, de diferentes artistas e conteúdos. Até o Villa Mix, que deu muito certo deve ser exibido", explica Fábio Lopes ao NaTelinha.

Contando com dois estúdios em sua sede localizada na Av. Brasil com a Brigadeiro Luis Antônio, a TV8 atinge cerca de 32 milhões de domicílios e mais de 39 municípios na Grande São Paulo. Em seu mídiakit, descreve como missão "levar para a TV brasileira uma alternativa de programação moderna, dinâmica e interativa com cobertura nacional e distribuída em sinal aberto e nas operadoras de TV por assinatura".

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS