Notícias

"Oscar 2017" ignora as previsões e elege "Moonlight" o melhor filme do ano

Análise


oscar2017-final.jpg
Fotos: Divulgação
Que a cerimônia deste ano prometia algumas surpresas, ninguém duvidava. No entanto, o que se viu durante a noite do Oscar 2017 foi uma grande incerteza que se movia para um desfecho não impossível, porém desestimulante. 
 
Como cinéfila, tenho várias ressalvas em relação à festa. A começar pela escolha do apresentador. Jimmy Kimmel não se saiu bem e, por conta disso, tenho minhas dúvidas de que volte a assumir o posto futuramente. 
 
 
Se não bastasse a falta de carisma do mestre de cerimônia, a noite do Oscar foi tão corrida que a integração com a plateia falhou. Além disso, a escolha dos atores que subiram ao palco para anunciar os premiados também deixou a desejar. 
 
A exceção ficou por conta de Justin Timberlake, que abriu a noite com uma apresentação empolgante. Em meio a convidados, o pop star interagiu com a plateia chamando as celebridade para cantarem com ele.    
 
Em contra partida, se antes havíamos ficado indignados com a não nomeação de Amy Adams como candidata a melhor atriz por seu trabalho em "A Chegada", o que dizer da grande gafe da noite que foi a revelação do prêmio principal?
 
Convidados para a entrega do Oscar de melhor filme, a dupla Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram "La La Land - Cantando Estações", mas quando parte da equipe estava no palco agradecendo o prêmio, descobriu-se que tudo não passava de um engano. 
  
Sendo assim, no Oscar da adversidade, "Moonlight - Sob A Luz do Luar", saiu como grande vencedor. Surpresa, novidade, mérito... Eu prefiro acreditar na linha de raciocínio da Academia, que se mantém previsível até quando tenta reconhecer erros passados.
 
No mais, venceu a produção que também levou o prêmio de melhor roteiro adaptado, não a que encheu mais bilheteria ou a mais popular, fortalecendo a ideia de que basta uma boa história para se fazer um bom filme. Pensando por esse lado, ainda dá para acreditar em Hollywood.   
 
 
Por outro lado, o filme mais aclamado pela crítica mundial, "La La Land - Cantando Estações", levou sete prêmios das 14 categorias a que concorreu, incluindo melhor atriz para Emma Stone, melhor canção original (City of Stars) e melhor diretor, tornando Damien Chazelle um dos mais jovens a conquistar o prêmio.
 
Viola Davis finalmente desencantou 
 
No Oscar de poucas surpresas, Viola Davis finalmente voltou para casa com uma estatueta. A mesma sorte nao teve Denzel Washington, que perdeu o prêmio de melhor ator para o cotado Casey Affelck. 
 
"Zootopia - Essa Cidade é o Bicho" (Melhor Filme de Animação), "Mogli - O Menino Lobo" (Melhores Efeitos Visuais) garantiram o favoritismo, assim como "A Chegada" por Melhor Edição de Som.
 
Confira a lista completa (ordem das entregas):
 
- Melhor ator coadjuvante: Mahershala Ali - Moonlight - Sob a Luz do Luar  
- Maquiagem: "Esquadrão Suicida"
- Melhor Figurino: "Animais Fantásticos e Onde Habitam"
- Melhor Documentário: "O.J.: Made in America"
- Melhor Edição de Som: "A Chegada"
- Melhor Mixagem de Som: "Até o Último Homem"
- Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis
- Melhor Filme de Língua Estrangeira: "O Apartamento"
- Melhor Curta de Animação: "Piper - Descobrindo o Mundo"
- Melhor Filme de Animação: "Zootopia - Essa Cidade é o Bicho"
- Melhor Design de Produção: "La La Land - Cantando Estações"    
- Melhores Efeitos Visuais: "Mogli - O Menino Lobo"
- Melhor Edição: "Até o Último Homem"
- Melhor Documentário em Curta Metragem: "The White Helmets" 
- Melhor Curta Metragem: "Sing"
- Melhor Fotografia: "La La Land - Cantando Estações"
- Melhor Trilha Sonora: "La La Land - Cantando Estações"
- Melhor Canção Original: "City of Stars" - La La Land - Cantando Estações"
- Melhor Roteiro Original: "Manchester À Beira Mar"
- Melhor Roteiro Adaptado: "Moonlight - Sob a Luz do Luar"
- Melhor Diretor: Damien Chazellen - "La La Land - Cantando Estações" 
- Melhor Ator: Casey Affleck - Manchester À Beira Mar" 
- Melhor Atriz: Emma Stone - "La La Land - Cantando Estações"
- Melhor Filme: "Moonlight - Sob A Luz do Luar"
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado