Notícias

Retrospectiva NT 2016: Os destaques da TV Globo durante o ano


novo-logo-da-globo1222.jpg
Foto: Divulgação
Globo foi a emissora que mais apresentou novidades em 2016. Só em teledramaturgia, estreou sete novelas. Na faixa das 18h, foram transmitidas "Êta Mundo Bom" e "Sol Nascente".
 
A novela de época de Walcyr Carrasco caiu no gosto do público e por diversas vezes superou a audiência da faixa das 21h, alcançando com frequência 30 pontos na Grande São Paulo. 
 
 
Já "Sol Nascente", de Walter Negrão, desde sua estreia, não conseguiu manter os índices. A faixa das 19h parece ter se consolidado em 2016. 
 
A reta final de "Totalmente Demais" e a novela "Haja Coração" renderam bons índices. E o começo de "Rock Story" apresentou leve queda, mas nada de anormal para o período de fim de ano.
 
Enquanto isso, a faixa das 23h contou com a exibição de "Liberdade, Liberdade", escrita por Mário Prata e que retratou o Brasil nos tempos da Inconfidência Mineira. 
 
 
A maior dor de cabeça para a Globo no momento é a faixa das 21h, que segue abaixo dos 30 pontos. "A Regra do Jogo", que se encerrou em março, só engatou na reta final. Já o retorno de Benedito Ruy Barbosa ao horário principal não elevou os índices. 
 
"Velho Chico" encerrou com 29 pontos de média geral. A equipe da trama ainda precisou lidar com o falecimento de dois atores. Umberto Magnani, que interpretava o padre Romão,foi afastado após sofrer um acidente vascular em abril.
 
[galeria]
Dias depois, ele não resistiu a uma cirurgia e faleceu. Seu personagem foi substituído pelo Padre Benício, vivido por Carlos Vereza. Já no dia 15 de setembro, o Brasil foi surpreendido com a notícia da morte do protagonista Domingos Montagner, intérprete de Santo. O ator faleceu enquanto nadava no Rio São Francisco na companhia da atriz Camila Pitanga, no intervalo de gravação da novela.
 
A morte causou comoção nacional e ganhou extensa cobertura nos telejornais. Sem o protagonista, o autor optou por levar a história do personagem até o fim, sem substituição. A solução encontrada foi filmar as cenas a partir da perspectiva em primeira pessoa de Santo, sem falas do personagem.
 
Já a sucessora de "Velho Chico", "A Lei do Amor" estreou em outubro e vem registrando índices inferiores em seus meses iniciais. Na noite de Natal, por exemplo, registrou a pior audiência de uma trama das nove em São Paulo: apenas 15 pontos.
 
Além do seriado juvenil "Malhação", que ganhou nova temporada, a Globo também apostou em séries, como "Ligações Perigosas", "Justiça", "Supermax", "Nada Será como Antes", "Houdini", "Alemão" e a última temporada de "Pé na Cova".
 
 
Escrita por Manuela Dias, "Justiça" foi elogiada pela crítica e conquistou o público, mesmo apresentando uma estrutura diferenciada, apostando em personagens e histórias que se cruzam. O mesmo não pode ser dito de "Supermax", que fracassou. A trama, que mostra a trajetória de 12 ex-criminosos participantes de um reality show gravado numa penitenciária de segurança máxima, não conquistou o público e frequentemente foi derrotada pela concorrência. 
 
No entretenimento, a Globo apostou em um novo formato aos domingos. Márcio Garcia foi escalado para comandar o "Tamanho Família". O game show, disputado por famílias de famosos, agradou ao público e terá uma segunda temporada.
 
Quem não teve a mesma sorte foi Regina Casé,que estreou a quinta temporada do "Esquenta!" em outubro. A atração até registrou índices superiores aos de 2015, mas não terá continuidade em 2016.
 
Outro programa que se despediu do público foi o clássico "Programa do Jô". O último episódio da atração, transmitido desde 2000, contou com a participação do cartunista Ziraldo. O destino do apresentador ainda é incerto. Caberá a Pedro Bial comandar um programa de entrevistas no mesmo horário.
 
 
Em agosto, Marcelo Adnet estreou seu talk show, batizado de "AdNight". A atração não conquistou audiência expressiva e recebeu muitas críticas, mas está mantida para 2017. Já o programa "Amor & Sexo", de Fernanda Lima, foi inicialmente cancelado após sua nona temporada chegar ao fim. Porém, a Globo voltou atrás e, assim, o programa continuará no próximo ano.
 
Na área humorística, os novos episódios da "Escolinha do Professor Raimundo", produzido em parceria com o Viva, continuou rendendo bons resultados aos domingos. Apostando nessa mesma linha de reviver clássicos do passado, a Globo produzirá episódios especiais de "Os Trapalhões" no próximo ano.
 
 
Outro destaque na programação da Globo foi reality show. Foram transmitidos ao longo do ano o "Big Brother", o "SuperStar", o "The Voice Brasil" e o "The VoiceKids". A emissora levou ao ar em janeiro a 16ª edição do "Big Brother Brasil", a última comandada por Pedro Bial e vencida pela estudante goiana Munik Nunes.
 
No entanto, foi a participante Ana Paula Renault que deu o que falar no confinamento. Com o bordão "olha ela", a partipante foi desclassificada, após descumprir uma regra do jogo. Com a saída de Bial do reality, a Globo promoverá mudanças para 2017.
 
Tiago Leifert assumirá o "Big Brother" e acumulará com o "The Voice Brasil". Assim, ele deixa a equipe do "É de Casa". Já André Marques foi o escolhido para substituir Leifert no "The VoiceKids". Por sua vez, o "Superstar" foi cancelado, após baixa audiência. 
 
Novidade também nos filmes. Em agosto, a Globo surpreendeu e anunciou a parceria com os estúdios Warner, que manteve contrato com o SBT entre 1999 e 2013. Assim, a emissora carioca passou a exibir séries e filmes da gigante americana.
 
 
No campo esportivo, além dos Jogos Olímpicos, mais uma vez a Globo transmitiu a Fórmula 1 e os principais campeonatos de futebol nacional e os jogos da Seleção Brasileira e da Liga dos Campeões, bem como a final da Eurocopa.
 
No carnaval, a emissora exibiu os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, vencidos por Mangueira e Império da Casa Verde, respectivamente. Como é de praxe, no fim de ano foi ao ar o especial de Roberto Carlos e a tradicional retrospectiva.
 
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado