Notícias

Morre o apresentador Goulart de Andrade, aos 83 anos


goulardeandrade.jpg
Divulgação

Morreu nesta terça-feira (23), no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, o apresentador e jornalista Goulart de Andrade, aos 83 anos.

Ele estava internado há duas semanas com problemas no sistema cardiorrespiratório, mas não resistiu.

Goulart deve ser cremado, à seu pedido, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Precursor dos programas da madrugada, Goulart de Andrade estava na TV desde 1955, quando ela tinha apenas quatro anos de existência no Brasil.

Começou a carreira na antiga TV Rio, em 1955, com "Preto no Branco". Produziu e dirigiu os mais variados programas desde então, em praticamente todas as emissoras brasileiras, com destaque para o "Brasil 63", de Bibi Ferreira, na TV Excelsior, e as fases iniciais do "Fantástico" e do "Globo Repórter", na década de 70.

Em 1978, criou o "Plantão da Madrugada" na Globo, a primeira atração feita especialmente para a madrugada na TV brasileira, onde eternizou o bordão "Vem Comigo!".

Em 1983, deixou o canal e, a partir daí, o programa foi recriado pela sua produtora e passou por várias emissoras, com o nome de "Comando da Madrugada", tendo mais sucesso na Band e na extinta Manchete.

Além disso, sua produtora criou e produziu atrações como "23ª Hora" (Gazeta, 1980–1982), "Eu Sou o Repórter" (SBT, 1988–1989) e a primeira fase do "Repórter Record" (1995–2001).

Em 2008, comandou o "Programa Goulart de Andrade", na Record News, no qual documentou regiões e situações, além de entrevistar pessoas influentes em determinadas áreas e dar dicas de gastronomia e enologia.

Em 2009, foi novamente contratado pelo SBT, onde fez reportagens para o "SBT Repórter", mas saiu rapidamente.

Em 2012, estreou o programa "Vem Comigo", na TV Gazeta. Nele, as antigas matérias de Goulart foram reexibidas e alunos dos cursos de Rádio e TV e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero foram convocados a atualizar o tema. Seguiu com a atração até sua morte

Mas em 2014, voltou à Globo para uma participação como o sambista Oswaldo no episódio "Atravessadores do Samba" da série "Os Experientes".

Goulart de Andrade deixa a mulher, Margareth Bianchini, com quem foi casado por 13 anos, três filhos, três netos e um bisneto.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado