Notícias

ESPN vem pra sua sexta Olimpíada seguida para mostrar "vocação olímpica"

"Jogos NaTelinha"


olimpiadas-rio-2016-grande.jpg
Fotos: Divulgação

O "Jogos NaTelinha" segue apresentando a cobertura que os canais brasileiros irão fazer das Olimpíadas do Rio na TV aberta e na TV por assinatura.

Neste episódio, falaremos sobre a transmissão da ESPN Brasil, que vai apostar bastante na qualidade que já lhe é peculiar, em detrimento à quantidade do SporTV, que terá 16 canais só na televisão.

Esta será a sexta olimpíada seguida da ESPN Brasil, que não ficou de fora de nenhuma desde que adotou essa nomenclatura - o canal surgiu em 1994 como TVA Esportes. O fato é que Rio 2016 será sua maior cobertura em se tratando de número de profissionais: serão 500.

Em Atlanta 1996, primeira cobertura do canal, a ESPN Brasil enviou 10 profissionais para o mega-evento na cidade norte-americana, número pequeno quando comparado à equipe de profissionais que estará no Rio de Janeiro envolvendo pessoas do Brasil, América Latina e Estados Unidos.

Ao todo, serão mais de 700 horas de transmissão nos três canais - ESPN, ESPN Brasil e ESPN+ -, além do Watch ESPN, plataforma on demand da emissora.

Equipes fixas para esportes campeões

Ao todo, serão mais de 50 comentaristas envolvendo nomes de ex-atletas olímpicos. O canal promete campeões mundiais para analisar todas as modalidades dos Jogos.

Para esportes campeões de audiência, a ESPN adotou o modelo de equipe fixa. No futebol masculino, os jogos do Brasil serão feitos por Paulo Andrade, com comentários de Paulo Calçade e reportagem de Cícero Melo.

Já as transmissões de Atletismo serão comandadas por Rogério Vaughan, com comentários de Márcio Prudêncio e reportagem de Mendel Bydlowski.

O basquete terá ancoragem de Everaldo Marques, com comentários de Eduardo Agra e Magic Paula, e reportagem com José Renato Ambrósio.

No vôlei, uma surpresa: a narração será de Rômulo Mendonça, conhecido pelo público jovem por bordões que pegaram na web. Os comentários serão dos ex-jogadores Ana Moser e Maurício Lima, e a reportagem ficará a cargo de Mauricio Jahu.

Na natação, o microfone principal será de Fernando Nardini, com comentários de William de Lima e Flávia Delaroli, e reportagens de Débora Gares.

Por fim, no Judô, um dos esportes que mais trazem medalhas ao Brasil, a narração ficará a cargo de Dudu Monsanto, com comentários de Rogério Sampaio e Danielle Zangrando, e reportagem de André Plihal.

Com a palavra, os executivos que mandam

O NaTelinha conversou com João Palomino (foto/esquerda), vice-presidente de jornalismo da ESPN Brasil, e com German Hartestein, diretor geral da emissora. Ambos prometem uma cobertura exemplar.

German diz que essa é a maior cobertura da história do canal: "Faremos a maior cobertura da história da ESPN Brasil nos Jogos Rio 2016, com três estúdios no Rio de Janeiro e um time de 50 especialistas e ex-atletas Olímpicos para comentários e análises de todas as modalidades”.

Já Palomino, ao qual a nossa reportagem teve uma longa conversa por telefone, comentou que o canal vem para fazer jus ao seu slogan "Não é transmissão, é vocação": "Nós vamos fazer valer o nosso slogan, vamos dar ao fã de esporte a melhor análise dos Jogos, vamos fazer uma grande cobertura e temos certeza disso".

Palomino ressalta que programas especiais irão ao ar: "Vamos ter programas temáticos. Um deles vai ser comandado por Marcela Rafael, nossa apresentadora. Vamos focar bastante na nossa transmissão ao vivo. Se preciso, vamos dividir tela com esportes e eventos".

O diretor comenta que toda a equipe está preparada desde o início do ano para fazer a melhor transmissão: "Estamos fazendo workshops desde o início do ano, informamos a equipe, preparamos a todos. Todos aqui estão com vontade de fazer o melhor, de informar os telespectadores. Comparamos bastante com Atlanta, que tivemos uma cobertura estrutural bem pequena. Agora temos mais tecnologia, mais profissionais, muito mais estrutura. Temos certeza que vamos fazer um grande trabalho".

Por fim, Palomino diz que não irá esconder o lado ruim dos Jogos, como os problemas do Rio se ocorrerem: "Claro que se acontecer alguma coisa, e esperamos que não aconteça, vamos noticiar. Somos jornalistas acima de tudo, e não vamos ignorar incidentes ou outros problemas. A nossa vocação pelo esporte, como dizemos no slogan, vai ser sentida justamente pela imparcialidade que teremos".

As Olimpíadas do Rio vão de 5 a 21 de agosto.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado