Notícias

Há 30 anos, Xuxa estreava na Globo após adiamento e mudança de formato

"Xou da Xuxa" estreou no dia 30 de junho de 1986


xoudaxuxa3006.jpg
Foto: Divulgação/ TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 30/06/2016 às 01:00,
atualizado em 12/05/2021 às 11:06

 

Em outubro de 1985, Xuxa Meneghel recebia a primeira sondagem da Globo, segundo jornais da época. A intenção era aproveitar o potencial da apresentadora e modelo como apresentadora infantil.

Xuxa já era muito conhecida desde 1982, quando começou a namorar Pelé. Mas a fama em 1985 já era outra: na Manchete, como âncora do "Clube da Criança", tinha provado que era mais que um rosto bonito.

Xuxa era natural, se comportava praticamente como uma criança no programa e não se incomodava em fazer palhaçadas com elas. Outro diferencial era que os pequenos ficavam no palco, espalhados, não organizados numa plateia como era até então.

A pecha de "rainha dos baixinhos" já vinha desta época, quando o "Clube" era exibido todas as tardes, de 15h30 às 18h30.

A Globo começou a ficar de olho já no início de 1985, tanto que na negociação para renovação de contrato com a Manchete, o canal dos Bloch colocou algumas regalias, como o de Xuxa gravar os programas de todo o mês em apenas uma semana, ficando livre para outras funções. Porém, em fevereiro de 1986, não teve jeito. A proposta era muito boa - incluía um fortalecimento de sua carreira como cantora, já que a loira havia lançado dois LPs esquecíveis na época de Manchete, e um programa com duração de quatro horas, diariamente, além de um salário bem maior e participação nas vendagens de produtos licenciados.

A principal missão de Xuxa era clara: vencer o Bozo, concorrente do SBT que liderava com folga o horário das manhãs com suas estripulias e desenhos animados. Na época, junto com Silvio Santos, ele era o único que vencia a Globo. E a platinada, lógico, não iria medir esforços para reduzir seus números.

[galeria]
Xuxa deu sua primeira entrevista como contratada da Globo para o "Jornal Hoje", em 28 de fevereiro de 1986, quatro dias após a assinatura do contrato e três de avisar sua saída para o dono da Manchete, Adolpho Bloch.

Nela, a "rainha dos baixinhos" afirmava o motivo de ter ido para a emissora e como ia ser o programa: "O programa vai ser um programa bem natural. A ideia de levar a Xuxa para fazer programa para criança foi aquela coisa da naturalidade com que eu tratava as crianças. Aconteceu agora de juntar a vontade da Globo de transar um trabalho mais forte com a Xuxa".

Mas os percalços para a estreia do "Xou da Xuxa" foram maiores do que se pensava. A previsão para a sua estreia era 9 de abril, mas foi adiada em mais de dois meses e meio. Na primeira gravação, que ocorreu no dia 13 de abril de 1986, a coisa não saiu como Xuxa esperava, bem longe disso. Segundo publicara o Jornal do Brasil em 16 de abril de 1986, a apresentadora não gostou do cenário preparado para seu show porque ele não permitia a presença de crianças no palco. E isso, na sua opinião, esfriava o clima.

No primeiro dia de gravações, os trabalhos deveriam começar às 14h mas o sinal verde só foi dado às 18h porque tanto o cenário quanto a iluminação só ficaram prontos às 17h30. Com isso, as quase 100 crianças convidadas para participarem do "Xou da Xuxa" já estavam cansadas, rendendo muito pouco no palco. Sem condições de fazer o que pretendia, Xuxa achou melhor interromper as gravações por volta das 21h30.

Após o dia frustrante, Xuxa e Marlene Mattos tiveram uma reunião com o então todo-poderoso da Globo, Boni, onde levaram a fita de gravação do show. Logo na primeira conversa, a sugestão da apresentadora de trocar o diretor das gravações foi acatada. Saiu Ed Newton e, em seu lugar, entrou Paulo Netto, antigo companheiro de trabalho de Xuxa na Manchete.

O cenário também foi refeito, com a assinatura de Maurício de Sousa, criador da "Turma da Mônica". Com os problemas, a estreia foi adiada para depois da Copa do Mundo de 1986, no México.

A primeira gravação com o formato sugerido por Xuxa aconteceu em 5 de junho de 1986, no Teatro Fênix, às 17h. E tudo saiu perfeitamente: a loira tinha crianças correndo pelo cenário, assistentes de palco e diretor que sabia como ela funcionava.

No dia, só restou agradecer aos pequenos que foram vê-la: "Eu estava muito a fim de voltar a brincar com vocês. Estou feliz, de verdade. E quero mandar beijinhos gostosos para todos os meus baixinhos desse Brasil!". Por programa, eram nove segmentos diferentes, entre brincadeiras, números musicais e circenses. Os convidados da primeira gravação foram o Trem da Alegria e o cantor Luís Caldas.

O fim da história, todos já sabem: o "Xou da Xuxa" estreou há exatos 30 anos, em 30 de junho de 1986, ficando no ar até 31 de dezembro de 1992, com muito sucesso durante esse período. Xuxa vendeu bastante como cantora e se consolidou como a "rainha dos baixinhos", sendo reconhecida até hoje por isso, mesmo agora fazendo programa para o público adulto, na Record.

 

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado