Notícias

Abert divulga comunicado repudiando agressão à jornalista da Globo


rbstv.jpg
Equipe da RBS foi agredida durante manifestação pró-Dilma

No último domingo (1), uma equipe de reportagem da RBSTV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, foi agredida por um manifestante favorável ao Governo Dilma Rousseff (PT).

O ato de violência aconteceu quando a repórter Guacira Merlin gravava matéria sobre uma manifestação promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em favor da presidente, onde passaria as informações resumidas também dos que queriam a saída de Dilma e também foram às ruas.

Enquanto gravava uma passagem - quando a repórter aparece na reportagem -, um homem, que não foi identificado, se aproximou e chutou o apoio da câmera, deixando o equipamento danificado.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) condenou o caso. A entidade repudiou o acontecimento e disse que “considera extremamente preocupantes os contínuos atos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa”.

Leia a nota na íntegra:

"A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia a agressão sofrida pela equipe da RBS TV, afiliada da Rede Globo, durante cobertura das manifestações de 1º de maio, em Porto Alegre (RS).

A repórter Guacira Merlin fazia uma gravação sobre a manifestação promovida por sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) em favor da presidente Dilma quando um homem se aproximou da equipe e chutou o apoio da câmera, danificando o equipamento. O agressor não foi identificado.

A ABERT considera extremamente preocupantes os contínuos atos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa. Todo e qualquer tipo de agressão ou intimidação ao trabalho de jornalistas é um ato contra a democracia. Os profissionais de imprensa cumprem o dever de informar sobre fatos de interesse da sociedade e, portanto, merecem respeito.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente"

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado