Notícias

Lendário jornalístico da TV, "Documento Especial" ganha canal no Youtube


documento2608.jpg
Foto: Reprodução
Um dos mais lendários e icônicos programas jornalísticos da televisão brasileira, o "Documento Especial" terá suas grandes reportagens publicadas no YouTube. 
 
Há duas semanas, a produtora de Nelson Hoineff, ex-diretor geral da atração, criou um canal oficial no site de vídeos e lá publica as grandes reportagens. Dentre as já postadas, estão matérias lembradas até hoje, como "Os Pobres Vão à Praia", "Vidas Secas" e "Surfe Ferroviário". 
 
Além disso, também já está no ar a reportagem "O País da Impunidade", que marcaria a estreia do "Documento Especial" no SBT, em 1992. No entanto, o canal de Silvio Santos impediu que ela fosse ao ar, sendo a edição nunca exibida na TV aberta - apenas em 2007 foi mostrada de forma inédita no Canal Brasil. A intenção da equipe é postar o maior número de reportagens possíveis neste canal, para fins de memória. 
 
O "Documento Especial" foi ao ar pela primeira em 2 de agosto de 1989, na Rede Manchete, apresentado pelo ator Roberto Maya - que ficou reconhecido pela sua atuação no programa. Com o subtítulo de "Televisão Verdade", consistia numa reportagem com cerca de 30 minutos (posteriormente de 45 minutos e até uma hora) sobre um assunto da atualidade, formato similar a de programas como o "Globo Repórter", só que sem a assepsia que caracterizava o jornalismo da Rede Globo na época. 
 
Vários assuntos "underground" eram apresentados pela atração, que não economizava nas cenas fortes, tanto que, antes de cada edição, subiam letreiros, sob um fundo vermelho, desaconselhando crianças e pessoas sensíveis a assistirem ao programa. 
 
Entre 1989 e 1991, foi ao ar na Rede Manchete, onde teve sua fase áurea. Entre 1992 e 1995, foi do SBT, onde teve boas e má fases. Em 1997, o jornalístico foi para a Band, mas não teve nenhuma reportagem marcante, saindo do ar no mesmo ano. Desde 2007, a atração é reprisada pelo Canal Brasil. 
 
Veja um dos programas já postados no canal oficial do "Documento Verdade", o clássico "Os Pobres Vão à Praia"
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado