Vem aí

Prestes a chegar ao Brasil, MSNBC é ligada à esquerda e tem mais audiência que a CNN nos EUA

Douglas Tavolaro planeja lançamento da versão brasileira do canal em 2024


MSNBC
MSNBC vai estrear no Brasil no segundo semestre de 2024 - Foto: Reprodução
Por João Paulo Dell Santo

Publicado em 12/12/2023 às 05:55,
atualizado em 12/12/2023 às 10:34

Com estreia prevista para o segundo semestre de 2024 no Brasil, pelas mãos de Douglas Tavolaro, a MSNBC vai movimentar o mercado de TV por assinatura a partir de março, quando der início às primeiras contratações, conforme informou o NaTelinha com exclusividade no domingo (10).

Ex-vice-presidente de jornalismo da Record e fundador da CNN Brasil, Douglas Tavolaro possui prestígio e respeito no setor, o que deve provocar mais uma sacudida no segmento de canais noticiosos. GloboNews, Record News, Jovem Pan News, CNN Brasil e Band News já estão atentas à movimentação.

+ MSNBC chega ao Brasil e terá sede perto da Globo SP

Mas a grande dúvida que surge a partir de agora diz respeito ao conceito do canal. Qual será a linha editorial da MSNBC? Nos Estados Unidos, a emissora é vista como representante da esquerda e ligada ao partido Democrata, do presidente Joe Biden. Na prática, faz contraponto à Fox News, com viés de direita e afável ao partido Republicano, do ex-presidente Donald Trump.

Do ponto de vista de audiência, a MSNBC ocupa o segundo lugar no nicho, atrás da Fox News, mas à frente da CNN, franquia que chegou para os brasileiros após uma sociedade entre Tavolaro e o empresário Rubens Menin, da MRV e Rádio Itatiaia. A parceria chegou ao fim após divergências entre eles.

Audiência da MSNBC nos EUA

No primeiro trimestre de 2021, segundo dados da Nielsen (o que equivale ao Kantar Ibope por aqui), o trio perdeu audiência no horário nobre norte-americano, mas com a marca da Comcast sendo menos afetada. Foram 32% a menos de público para a Fox News, 16% para CNN e uma queda de 7,6% para a MSNBC.

Apesar de bater a CNN com facilidade, a MSNBC é pouco conhecida mundialmente e desfruta de menos prestígio que a concorrente da Warner Bros. Discovery. A marca nasceu em 1996 fruto de uma sociedade entre a Comcast, dona de canais como NBC, E!, Telemundo e Syfy, e a Microsoft, de Bill Gates. Em 2012, a rede americana comprou a participação de 50% da Microsoft na MSNBC Digital Network. Segundo o New York Times, a transação girou em torno de 300 milhões de dólares.

De acordo com fontes do colunista Sandro Nascimento, do NaTelinha, a MSNBC Brasil vai misturar jornalismo e entretenimento. A sede do canal no Brasil ficará na valorizada região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin, em São Paulo (SP). Terá como "vizinha" ninguém menos que a Globo SP. Há investidores bancando o negócio. Nos EUA, a MSNBC fica localizado no prédio 30 Rockefeller na cidade de Nova Iorque. 

+ Polêmica com Felipe Neto faz dona da Lacta mudar regras para contratar influenciadores 

Apesar de ter reunido 250 convidados em sua festa de aniversário no último sábado (9), ainda não há maiores detalhes sobre nomes para o casting. Entre os presentes no evento, jornalistas contratados de todos os canais e muitos que estão disponíveis no mercado e atuaram com Tavolaro na Record e na CNN Brasil. De acordo com fontes, outros detalhes da operação devem ser anunciados no início de 2024. 

Assista ao vídeo da MSNBC americana sobre as eleições 2024:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado