Memórias da Telinha

Manhã do SBT teve telejornal pioneiro que marcou história na TV

Noticiário ficou no ar entre 1981 e 1988


Antônio Casali no Noticentro do SBT
Antônio Casali no Noticentro em 1987; noticiário não tinha grandes pretensões - Foto: Reprodução/YouTube

Em 27 de agosto de 1988, ia ao ar a última edição do Noticentro, primeiro telejornal do SBT e também o primeiro noticiário matutino da história da televisão brasileira. Exibido inicialmente às 7h30 quando estreou em outubro de 1981, se tornou nacional quatro meses depois e ganhou a faixa noturna.

Tido como um jornalismo comunitário, principalmente para associações de bairros e problemas da cidade, o Noticentro teve nomes consagrados como Gilberto Ribeiro, Antônio Casale, Lívio Carneiro, Jorge Helal, Magdalena Bonfiglioli (famosa por integrar o Programa do Ratinho) e Felisberto Duarte, que fez posteriormente as previsões do tempo no Aqui Agora.

Arthur Aguiar e Amanda Meirelles batem boca com internauta após anúncio de mudança no BBB

Bruna Marquezine tem coração partido e explica o motivo

De acordo com o livro A Fantástica História de Silvio Santos, de Arlindo Silva, o Noticentro - tradução quase literal do termo em inglês News Center - seguia a filosofia do próprio SBT: descontraído e informal, com os apresentadores sempre conversando entre si e chegavam a se despedir do público de mãos dadas. Um dos agravantes era a estrutura mais precária em função da dívida que o Homem do Baú contraiu para inaugurar seu canal de TV. Somente em 1992 é que ele se viu livre delas.

Noticentro não tinha grandes pretensões

Em uma entrevista ao Jornal do Brasil em agosto de 1982, o então chefe de reportagem Márcio Bueno expôs o que era o Noticentro. "A equipe é pequena - 20 funcionários, sendo 12 com funções jornalísticas -- e o problema de falta de equipamento é grave - só urna equipe de reportagem pode ir à rua de cada vez."

Apesar do pioneirismo para o próprio SBT, Bueno reconheceu as limitações do produto. "Não temos condições de cobrir tudo o que acontece na cidade. Mesmo assim não ficamos atrás dos outros noticiários. A gente põe no bolso o Jornal Bandeirantes (TV Bandeirantes) e às vezes até o Jornal das Sete (TV Globo). Em questão de audiência, perdemos para o Jornal Nacional e o Hoje (TV Globo) e competimos com o Jornal das Sete."

"Só que a nossa intenção não é competir, é fazer um jornalzinho sem pretensões, embora sério."

O Noticentro deu lugar ao famigerado TJ Brasil, apresentado por Boris Casoy, que criou a figura do âncora. A partir daí, o SBT passou a qualificar sua programação e teve investimentos mais vistosos no seu departamento de jornalismo.

Confira um trecho do Noticentro do SBT em 1987:

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado