Exclusivo

Record News sofre ataque hacker e derruba programação

Canal de notícias tirou atrações ao vivo e passou a exibir programas gravados desde o fim de semana


Logo da Record News com um fundo Matrix
Record News segue no ar apenas com matérias gravadas após sofrer ataque hacker
Por Walter Felix

Publicado em 30/01/2023 às 11:17,
atualizado em 31/01/2023 às 10:57

A Record News foi atacada por hackers nesse último final de semana. Desde então, a direção do canal optou por derrubar sua programação ao vivo e exibir apenas programas gravados, enquanto é feita uma apuração internamente para resolver o problema e apontar os responsáveis.

O NaTelinha entrou em contato com uma fonte da Record News, que explicou a situação. De acordo com o informante, o canal de notícias foi atacado, mas não “infectado” pela ação dos hackers. Por precaução, todo o sistema foi desligado e a programação ao vivo saiu do ar.

O objetivo é ter a certeza de que o canal está seguro após o ataque. Ainda de acordo com a fonte, foram várias as tentativas de acesso ao sistema do canal no último sábado, 28 de janeiro, mas os profissionais conseguiram bloqueá-las.

A Record foi procurada oficialmente pela reportagem, mas ainda não se manifestou. Caso haja uma resposta, o texto será atualizado.

Em outubro de 2022, outro ataque hacker derrubou a programação da Record na TV aberta. O Fala Brasil foi retirado do ar às pressas porque, de acordo com fontes ouvidas pelo NaTelinha, os funcionários perderam o controle do sistema de edição, tornando-se impossível colocar reportagens ou manter o jornalístico ao vivo.

Recentemente, outra rede de notícias passou pelo mesmo problema. Em 11 de janeiro, a Jovem Pan se pronunciou sobre seu canal no YouTube, que sofreu uma invasão na noite anterior. A página da emissora na plataforma de vídeos, que já contava com mais de sete milhões de inscritos, ganhou o nome de Tesla Event, mas foi recuperada posteriormente.

"A Jovem Pan sofreu uma invasão em seus canais no YouTube no final da noite desta terça-feira, 10 de janeiro; ainda estão sendo apuradas pela equipe de tecnologia da emissora e pela equipe de segurança do YouTube as condições que levaram ao ataque e a extensão dos danos", disse a nota divulgada na ocasião.

O comunicado, compartilhado nas redes sociais, concluiu: "Lamentamos que a Jovem Pan, e outras emissoras em episódios recentes, sejam alvos de criminosos que tentam desestabilizar a credibilidade de veículos de imprensa".

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado