Programa especial

TV Aparecida faz especial em busca de voto consciente nas eleições

Canal católico faz apelo para a importância de paz após o período das eleições


Montagem com fotos de Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro estão na frente nas pesquisas de intenção de votos à presidência do Brasil - Foto: Reprodução
Por Daniele Amorim

Publicado em 27/09/2022 às 17:53,
atualizado em 27/09/2022 às 19:56

Na quinta-feira (29), a TV Aparecida vai exibir um especial às 19h30 para destacar a importância do voto consciente. No próximo final de semana, os brasileiros irão às urnas para votarem em presidente, senador, deputado estadual e federal. 

O especial "CNBB orienta por um política de paz" faz parte um programa de iniciativa entre a emissora católica e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Além da defesa do voto consciente, o projeto dos dois órgãos também acredita que o Brasil precisa de uma política de paz após tantos anos de polarização. 

"Vamos abordar diversos temas relacionando Fé e Política e como o cristão leigo pode contribuir na escolha de um Brasil melhor para todos" explicou Camila Morais, que é a jornalista que irá apresentar ao programa. "É tarefa cristã exercer a cidadania adequadamente buscando contribuir para edificar uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Essa tarefa exige o compromisso com o voto consciente", reiterou o presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, 

Para isso, a TV Aparecida convidou três especialistas para falar sobre o tema: o assessor de Política Institucional da CNBB, padre Paulo Renato Campos, o mestre em Ciências Sociais pela Universidade Gregoriana de Roma e doutor em Teologia pela PUC Rio, padre Toninho Alves, e Carlúcia Maria Silva, doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, pós-doutora em Psicologia Social pela UFMG e integrante da Comissão Nacional de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. 

Não é a primeira vez que a TV Aparecida abre espaço em sua grade de programação para falar sobre política. Tradicionalmente, o canal religioso realiza debates presidenciais semanas antes do pleito acontecer.

Neste ano, no entanto, a sabatina entre candidatos não aconteceu após os dois candidatos a frente das pesquisas, Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), não terem respondido ao convite.

"Assim, considerando-se que, na última pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas (TSE nº BR-03138/2022), em 24 de agosto de 2022, os dois candidatos não confirmados somam mais de 50% + 1 das intenções de voto, decidiu-se, como acordado em reunião, pelo CANCELAMENTO DO DEBATE que seria realizado em 13 de setembro de 2022", disse parte da nota do canal, na época do cancelamento do debate. 

Como estão as pesquisas de intenções de voto? 

imagem-texto

Na última pesquisa de intenções de voto divulgado pelo IPEC, que foi divulgada nesta segunda-feira (26),o ex-presidente Lula (PT) tem 48% das intenções de voto enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 31%.

Em seguida, estão: Ciro Gomes (PDT) com 6%, Simone Tebet (MDB) pontua 5%, Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.  

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado