Tudo pelos direitos

Em disputa com SBT, Globo precisou "dar a vida" para ter Libertadores de volta

Competição volta à rede carioca após três anos no canal de Silvio Santos


Galvão Bueno passando mal e a taça da Libertadores
Libertadores volta à Globo após três temporadas no SBT - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 13/05/2022 às 10:50,
atualizado em 13/05/2022 às 11:08

A Globo venceu a licitação da Conmebol e adquiriu os direitos da Libertadores para as temporadas que compreendem os anos de 2023 a 2026. Para isso, além de ter que cortar na própria carne, como informou o NaTelinha, a emissora teve que abrir mão daquilo que era impensável até 2020: exibir parceiros comerciais da confederação sulamericana e aceitar a condição de transmitir a final do torneio mesmo que não haja brasileiros disputando a taça.

Depois de três temporadas no SBT, a Globo já vinha flertando com a Conmebol e tentando agradá-la para ter novamente o torneio na TV aberta. Nos dois últimos anos, mostrou a comemoração dos títulos do Palmeiras, atual bicampeão da competição, e entrou com flashes na programação para falar de um torneio que sequer era seu. Tudo para voltar a tê-lo.

A emissora carioca também teve que desembolsar milhões de dólares a mais para ter novamente a Libertadores. O SBT endureceu a disputa e o vencedor foi anunciado depois do previsto, com um segundo round, nessa quinta-feira (12). As propostas foram parelhas, e dessa vez a Globo teve um concorrente à altura, coisa que nunca havia enfrentado na disputa pelo certame, que ocorre anualmente desde 1960.

SBT teve sorte que Globo jamais teve

imagem-texto

Em somente duas temporadas, o SBT foi "pé quente". Em 2020 e 2021, as finais foram feitas por clubes brasileiros. A primeira entre Palmeiras e Santos, e a segunda por Palmeiras e Flamengo. Ambas conquistadas pelo clube alviverde, e que agora mira um terceiro troféu consecutivo ainda com transmissão do canal de Silvio Santos.

A Globo também abriu mão de entrar na disputa do torneio com um pacote multiplataforma. O Globoplay ficou de fora da disputa, mas ainda que estivesse, dificilmente conseguiria os direitos, já que a Conmebol preferiu "desmembrar" os jogos em vários empacotamentos diferentes entre os players. A Disney e a Paramount ficaram com a TV fechada e streaming, respectivamente.

Agora, o SBT transmitirá a Copa Sul-Americana entre 2023 e 2026, torneio que volta à TV aberta após anos longe. Durante os últimos tempos, ficou escondido na Conmebol TV, serviço de pay-per-view da entidade e que tem equipe do Grupo Bandeirantes.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado