Yo digo R, tú dices RBD

Há 15 anos, SBT estreava Rebelde e via banda RBD se transformar em fenômeno no país

Rebelde ficou no ar entre 2005 e 2006 no SBT


Dulce Maria, Christopher Uckermann, Anahí e Alfonso Herrera em Rebelde
Rebelde estreou em 2004 no México, e desembarcou no SBT no ano seguinte - Divulgação/Televisa

A novela Rebelde, produzida pela Televisa entre 2004 e 2006, desembarcou no SBT há exatos 15 anos, em 15 de agosto de 2005. Protagonizada por Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann e Christian Chávez, a trama narra o cotidiano de seis adolescentes que estudam num colégio em regime de semi-internato.

Com típicos dramas da idade, a novela fez grande sucesso no SBT, e consequentemente, a banda RBD, formada nela, arrastou multidões por todo o país.

Rebelde estreou em um pacote de novidades que o SBT preparava naquele 15 de agosto. Além da novela, mexicana, que concorria com Malhação às 17h30, a emissora ainda promoveu um novo horário para o Programa do Ratinho, às 18h15, e a estreia do SBT Brasil, às 19h15.

Naquela época, o SBT ainda surfava com altos índices de audiência no horário nobre. O próprio Ratinho vinha bem às 19h, a reta final de Esmeralda, Xica da Silva, e Silvio Santos em dose dupla com Roda a Roda e Family Feud. Mas tudo isso havia ficado para trás.

A ascensão de Rebelde

Há 15 anos, SBT estreava Rebelde e via banda RBD se transformar em fenômeno no país

Muitos não apostavam que Rebelde pudesse ser a sensação que foi. Nas primeiras semanas, oscilava entre os 6 e 7 pontos, até que sua mudança para às 18h30, sendo alavancada por Chaves, fez com que seu desempenho melhorasse.

Já no final de agosto, a novela começou a namorar os dois dígitos e a partir de outubro, só foi despencar no segundo semestre, graças as substanciais mudanças na programação.

Rebelde era a responsável até por segurar um pouco a audiência de Prova de Amor, que foi um fenômeno na Record. O recorde da novela no SBT foi de 17 pontos, no dia 3 de abril de 2006. A Feia Mais Bela, também mexicana, passou a anteceder a trama, também fazendo sucesso.

Entre agosto de 2005 e dezembro de 2006, quando chegou ao fim, a trama passou pelos mais diversos horários: 17h30, 18h30, 19h15, 20h15 e até depois das 21h com o horário político.

Cortes da novela

Ainda que Rebelde tenha apresentado excelentes índices de audiência nos seus primeiros meses, a novela sofreu cortes. E muitos. Vários capítulos eram condensados em um e algumas passagens não fazia o menor sentido.

Os diversos horários também prejudicaram o desempenho. Na época, a Record vinha bem com sua dramaturgia e já dava enorme trabalho ao SBT no prime-time.

Ainda assim, Rebelde teve uma média geral de 9,4 pontos, chegando a dar quase 15 semanal, no auge, entre março e maio de 2006.

Passagens do RBD pelo Brasil

Há 15 anos, SBT estreava Rebelde e via banda RBD se transformar em fenômeno no país

A banda RBD esteve no Brasil por algumas vezes. Na primeira delas, o grupo oferecia em São Paulo, uma sessão de autógrafos no estacionamento do supermercado Extra, localizado no Shopping Fiesta, na Zona Sul da capital paulista.

De acordo com a organização do evento, eram esperadas aproximadamente três mil pessoas, mas o público calculado foi entre 10 mil e 15 mil pessoas. Num palco improvisado, chegaram a cantar duas músicas, mas devido ao tumulto, foi cancelado. Três pessoas morreram e outras 40, feridas.

Na ocasião, o grupo era aguardado para participar do Domingo Legal, ainda comandado por Gugu Liberato (1959-2019), mas a participação foi cancelada e eles retornaram ao México.

Apesar disso, o amor pelo Brasil foi imediato. A banda ainda gravaria três DVDs no país, além de terem lançado discos em português. Ao todo, venderam aproximadamente 2,5 milhões de cópias e estão atrás apenas de Julio Inglesias e Madonna como artistas internacionais mais vendidos no Brasil. E posteriormente, ainda em 2006, se apresentaram no palco do Domingo Legal.

Reprise

Em 2013, com o lançamento de um horário de reprises às 21h15, o SBT optou por escolher Rebelde. A novela, que já havia sido testada no horário em 2006 e não deu certo, novamente não teve um bom desempenho, sendo cortada mais uma vez e terminado antes do previsto.

Em seu lugar, em 2015, o SBT colocou no ar a novela Carrossel.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado