Memórias da Telinha

Há cinco anos, Globo terminava com a TV Globinho e programação infantil

TV Globinho foi o último suspiro do segmento na Globo


TV Globinho logo
TV Globinho ficou por 15 anos na grade - Divulgação/TV Globo

Em 1º de agosto de 2015, depois de 15 anos, chegava ao fim o infantil TV Globinho. Nos seus últimos três anos de vida, era exibido somente aos sábados, e em seus momentos derradeiros, se dedicou apenas a exibir filmes. Mas teve seus momentos de glória e não raramente é lembrado pela web.

Em sua despedida, a atração registrou, aliás, seu recorde no Ibope. Com o filme Alvin e os Esquilos 3, cravou 11 pontos de média, enquanto o Sábado Animado marcava somente 3 e o Esporte Fantástico, da Record, 5. A TV Globinho foi cancelada para a estreia do É de Casa, que na época contava com Patrícia Poeta, Cissa Guimarães, Ana Furtado, Tiago Leifert, André Marques e Zeca Camargo na apresentação.

Uma das atrações infantis mais bem-sucedidas dos anos 2000, a TV Globinho surgiu há 20 anos para combater os desenhos do SBT com a mesma moeda. E o canal carioca não brincou em serviço, escalando logo Angélica para contornar as constantes derrotas para a emissora de Silvio Santos.

Da explosão ao declínio

Há cinco anos, Globo terminava com a TV Globinho e programação infantil

O primeiro grande êxito do infantil foi Digimon, desenho japonês trazido pela emissora carioca em 2001. Na época, Pokémon fazia enorme sucesso na Record e, juntamente com o SBT, com suas tradicionais animações da Warner e Disney, deixavam a Globo até em terceiro lugar.

A partir daí, a rede da família Marinho descobrira uma fórmula para voltar à ponta do ranking no Ibope e ficar na boca da criançada. Posteriormente, a Globo adquiriu outros desenhos que também se tornaram mania nacional, como Dragon Ball Z, Yu-Gi-Oh e Beyblade.

Até o ano de 2005, o programa disputava muito bem a audiência com o SBT, ficando em primeiro lugar na maioria das vezes, quando a Globo resolveu ceder seu lugar à Xuxa e seu Mundo da Imaginação.

Então, de 2005 a 2007, de diário passou a ser exibido somente aos sábados, voltando a ser transmitido todos os dias apenas no verão de 2008.

Em 2009, a TV Globinho teve diversos apresentadores como Mariah Rocha, Marina Ruy Barbosa, Milena Toscano, dentre outros. Em 2010, os apresentadores Paulo Mathias Jr., Paulinho e Flávia Rubim foram fixados no programa, que contou com novo cenário e sempre tinha uma história para contar ao público infantil.

Em 2011, uma dupla de apresentadores perdurou por quase um ano: Emílio Eric (filho de Emílio Surita) e Letícia Navas no comando da TV Globinho, que voltou apenas para os sábados em 2012 com a estreia do Encontro com Fátima Bernardes.

A partir dali, a TV Globinho permaneceu somente aos sábados, mas volta e meia era substituído por eventos esportivos, como a Fórmula 1 ou jogos de vôlei, até se despedir de vez.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado