O Infeliz, O Curral e Ridículos: Os melhores quadros do Show do Tom
Record estreia reprise do programa neste sábado (4)
Publicado em 04/07/2020 às 12:33
O Show do Tom, comandado por Tom Cavalcante na Record entre 2004 e 2011, retorna à emissora neste sábado (4), a partir das 22h30, substituindo o Made in Japão, de Sabrina Sato. Ao longo de sete anos, Tom Cavalcante entrevistou, imitou e fez também quadros inesquecíveis, que ficaram na memória do telespectador, tais como O Infeliz, O Curral, dentre outras paródias não só da Record, mas de outras emissoras.
Confira cinco quadros do Show do Tom que deram o que falar:
O Infeliz
Aqui, Tom Cavalcante imitava Roberto Justus, chamado de Tompete Justus. Os participantes eram colocados à prova com trabalhos informais, como administrar uma barraca de camelô, cachorro quente, e até realizar atividades mais radicais, como pular de bungee-jumping.
No quadro, Tompete esculhambava os participantes sem o politicamente correto. As piadas, por vezes, eram consideradas homofóbicas e outros preconceitos, na tentativa de humilhá-los.
O próprio Roberto Justus participou da sátira. Na primeira, em 2005, fingiu que ficou irritado com a paródia, amedrontando os participantes e até conselheiros, Shaolin e Tiririca. Na segunda, em 2008, fez com que a final acontecesse nas dependências da qual Justus era sócio.
O Curral
Inspirado em A Fazenda, Tom Cavalcante foi Cabritto Júnior, numa paródia à Britto Jr. A sátira foi pela primeira vez ao ar logo em junho de 2009, poucos dias após a estreia da primeira temporada do reality, em 31 de maio daquele ano.
Os peões de O Curral participavam de várias atividades no campo, e ao final, enfrentavam o apresentador para saber quem "Tá na Fossa", uma sátira ao Tá na Roça, onde os participantes eram eliminados semanalmente.
Ridículos
Paródia do Ídolos, o Ridículos tinham como jurados o próprio Tom, Alexandre Frota, Carlinhos Mendigo e Tiririca, que avaliavam participantes completamente nonsense.
O programa pegou carona no sucesso que fez no SBT entre 2006 e 2008 e posteriormente na Record, quando ela adquiriu o formato da Fremantle.
Qual é a Música?
A sátira da tradicional gincana do SBT comandada por Silvio Santos ganhou sua versão no Show do Tom, mas saiu caro. O dono do SBT não gostou e entrou na justiça, já que a Record seguia o formato praticamente à risca.
Em 2016, a Record foi condenada a indenizar Silvio Santos em R$ 348 mil. Silvio alegou "desrespeito ao direito autoral". No entanto, o quadro fez grande sucesso no programa, fazendo até com que o original Qual é a Música? retornasse no SBT.
Supermamy
Outro reality inspirado em um programa de sucesso do SBT, Supermamy era uma sátira ao Supernanny.
Vestido como a personagem original, Tom ia até a casa de celebridades educar os próprios atores de seu programa, como Shaolin e Tiririca. Dentre as atividades, a Supermamy tinha que fazê-los comer e a se comportar adequadamente, sem fazer birra.