Luto

Leonardo Villar, ator de O Pagador de Promessas e Passione, morre aos 96 anos

Artista, com mais de 30 trabalhos na TV, estava internado em São Paulo


Leonardo Villar
O ator Leonardo Villar interpretou Antero na novela Passione (2010)

O ator Leonardo Villar morreu na manhã desta sexta-feira (3), em São Paulo, aos 96 anos, por complicações cardíaca e renal. O artista, com mais de 30 trabalhos na televisão, protagonizou o filme O Pagador de Promessas (1962), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Leonardo Villar foi internado na última quinta na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Leforte, na Liberdade (centro da capital paulista), após ter passado mal.

De acordo com a família, o corpo do ator será cremado. Não haverá velório em decorrência da pandemia de coronavírus, que alterou o protocolo para funerais nos cemitérios de São Paulo.

Trajetória

Ator Leonardo Villar morre aos 96 anos

Leonardo Villar nasceu em Piracicaba (SP), em 1923, com outro nome: Leonildo Motta. Formou-se pela EAD (Escola de Arte Dramática), na USP (Universidade de São Paulo), em 1948.

Entre as mais de 40 peças de seu currículo, está O Pagador de Promessas (1960), de Dias Gomes, em que interpretou o protagonista, Zé do Burro. Repetiu a atuação no longa-metragem homônimo, dirigido por Anselmo Duarte, oficialmente o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962.

O Pagador de Promessas também foi o primeiro representante da América do Sul a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1963.

Pouco tempo depois, em 1965, Leonardo Villar estreou na televisão como protagonista da novela A Cor da Sua Pele, na extinta Tupi.

O ator acumulou mais de 30 trabalhos na televisão, como as duas versões de Os Ossos do Barão (em 1973, na Globo, e em 1997, no SBT), as minisséries Desejo (Globo) Marquesa de Santos (da Manchete, em que viveu José Bonifácio), e as novelas globais Barriga de Aluguel, Laços de Família e Passione, em que interpretou Antero, seu último personagem na TV.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado