Globo

Globo Repórter destaca o inverno na Noruega

Uma viagem por um dos países mais frios do mundo


Globo Repórter
Globo Repórter - Foto: Divulgação

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 26/06, em plena semana que o inverno chega no Brasil, reveja uma aventura de Gloria Maria na Noruega, um dos países mais frios do mundo.

A jornalista mostra como é viver por lá, onde a neve domina a paisagem na maior parte do ano. “Um frio como o norueguês é diferente para nós, mas é natural para eles. É tudo lindo. Assim como temos um sol lindo no fim da tarde no verão, eles têm a aurora boreal no inverno. Eles fazem tudo normalmente, mas esquiam em vez de ir à praia, sem qualquer dificuldade”, compara.

As temperaturas negativas realmente não impedem que os noruegueses saiam de casa. Na capital Oslo, ponto de partida, famílias se reúnem para piqueniques ao ar livre, e amigos se encontram para ir à praia na hora do almoço ou para um mergulho à noite nas águas geladas de um fiorde. A busca pela aurora boreal é um espetáculo à parte. “É uma das coisas mais bonitas que eu já vi”, diz Glória Maria.

No aeroporto de Oslo, o maior do país, por onde circulam cerca de 25 milhões de pessoas por ano, são usadas duas grandes máquinas de moer gelo para limpar a pista e garantir que os aviões decolem e pousem com segurança. No verão, quando a neve retirada derrete, a água gelada é usada no sistema de ar condicionado do terminal de passageiros. Glória Maria ainda passa uma noite hospedada em um hotel todo feito de gelo, com temperaturas de quatro graus negativos. Construído todo ano no início do inverno por artistas plásticos, ele derrete no verão. O trenó puxado por cachorros é o único meio de transporte.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais um capítulo da novela Fina Estampa, começando a partir das 22h40 (horário de Brasília), na tela da TV Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado