Bombando

Globo aumenta Ibope durante quarentena e é a única a crescer

Jornalismo e dramaturgia ajudaram emissora a crescerem


Montagem com Maju Coutinho, Griselda e William Bonner
Globo cresceu no Ibope com jornalismo e novelas - Foto: Montagem

A Globo disparou no Ibope nos três meses de quarentena que fizeram as emissoras brasileiras mudarem a programação por conta da suspensão de gravações de praticamente todos os programas. O canal carioca foi a única a crescer no período de pandemia provocada pelo novo coronavírus e aumentou a diferença para a concorrência.

Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pelo NaTelinha junto à fontes do mercado, a Globo cresceu 13% de março até junho, o que representam dois pontos, desde que suspendeu sua programação inédita. Os dados são referentes à Grande São Paulo e pelo horário comercial, das 07h às 00h. As principais concorrentes da emissora, Record e SBT, não tiveram o mesmo desempenho e recuaram com as reprises ocupando a grade de programação.

Se o aumento de audiência da Globo no período de pandemia foi mais intenso durante o horário comercial, considerado o mais importante para o mercado publicitário. Nas 24 horas, a emissora carioca teve um aumento de 8%, que compreende a 1 ponto nestes três meses. Os dados mostram que no horário nobre, entre às 18h e às 24h, considerada a faixa mais cara da TV, o canal subiu 4%, o que significa um ponto, mesmo exibindo reprises nas três faixas de novelas, que costumam dar a maior audiência da empresa.

Globo na quarentena

Em meados de março, logo que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, a Globo anunciou uma série de mudanças em sua grade de programação, como a suspensão de gravações das novelas e a definição de que de Malhação ao horário das 21h, haveriam reprises de Viva a Diferença, Novo Mundo, Totalmente Demais e Fina Estampa. Programas como o Combate ao Coronavírus e a reta final de Avenida Brasil ajudaram o canal a conquistarem este resultado.

Mas foi no jornalismo que a Globo conseguiu dar grandes saltos neste período. O Jornal Hoje que, antes derrapava e até corria risco de perder a liderança, disparou em números e quase dobrou seus resultados, assim como o SPTV, nas duas edições. Nas últimas semanas, a emissora passou a fazer a transição para sua programação regular, como a volta do Encontro e, mais recentemente, do Conversa com Bial. Mesmo assim, ainda não há data oficial para a volta das novelas, embora a previsão seja para o retorno das gravações em julho.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado