Premiação

Record é finalista de prêmio internacional com reportagem especial

Emissora concorre ao lado de documentários da BBC


Cena da reportagem A Besta, do Câmera Record
Reportagem especial do Câmera Record concorre a prêmio internacional - Foto: Divulgação

A Record é finalista do One World Media Awards 2020, prêmio internacional para grandes reportagens e voltadas para países em desenvolvimento. A emissora de Edir Macedo conseguiu figurar na lista com a matéria A Besta, que é dividida em dois episódios e que foi exibida no Câmera Record.

A matéria especial da Record foi indicada na categoria Documentário de Televisão e concorre com outros dois trabalhos da BBC, emissora especializada em documentários. O prêmio é concedido por uma ONG cuja sede fica em Londres e que tem parcerias formais com grandes conglomerados de comunicação como a própria BBC, além da Al Jazeera e o Google.

Em 2020, a reportagem especial do CÂmera Record já conquistou reconhecimento fora do Brasil e venceu o Prêmio Rei da Espanha. A reportagem mostrou a arriscada viagem de trem feita por imigrantes que cruzam o México como clandestinos até chegar na fronteira dos EUA.

Com isso, o canal venceu a premiação pela terceira vez, já tendo saído vitoriosa em 2019, com Piratas da Amazônia, também do Câmera Record e em 2016, com As Eternas Escravas, produzida pelo Repórter Record.

Reportagem da Record

A reportagem especial A Besta mostrou a dimensão dos imigrantes que já estavam dispostos a tudo, inclusive a morrer, na busca por uma vida digna em solo norte-americano. Foram 21 dias que a equipe do Câmera Record acompanhou famílias atravessando a América Central clandestinamente, rumo aos EUA, num transporte chamado de Trem da Morte ou La Bestia.

A matéria foi ao ar em dois episódios, em 07 e 14 de julho do ano passado e entrevistou autoridades e organizações internacionais que costumam analisar o fluxo migratório na região e no mundo. Diversos personagens acabaram ganhando protagonismo na reportagem e chamaram a atenção do público. Os jornalistas Romeu Piccoli, Henrique Beirangê, Michel Mendes, Fabiana Vilella, Mateus Munin, Natália Florentino, Lucas Mioni, Gustavo Costa, Pablo Toledo, Rafael Ramos, Rafael Gomide e Renata Garofano participaram da produção da reportagem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado