Mulheres

Gazeta constrange convidada com proposta para emagrecer e pede desculpas

Emissora foi criticada por interromper advogada para falar de seu corpo; leia comunicado


Sandra Daniotti
Sandra Daniotti

A participação da advogada Sandra Daniotti no programa Mulheres revoltou telespectadores e obrigou a Gazeta a pedir desculpas nesta sexta-feira (11). Convidada para tirar dúvidas sobre direito da família, a profissional foi interrompida e recebeu um convite para emagrecer.

Na última segunda, Sandra viu no telão a endocrinologista Maithê Pimentel, também colaboradora do programa, mas não para perguntar questões jurídicas, e sim para propor um tratamento para perder peso.

"Sandrinha, se eu te pedir uma coisa você me ajuda?", perguntou a médica, um pouco sem jeito. "Claro que eu ajudo, Maithê! O que eu posso fazer?", disse Sandra, prestativa. A endocrinologista foi direta: "Eu quero te ajudar a emagrecer!".

Perplexa, a advogada escondeu o rosto e tentou disfarçar o constrangimento: "Ai, meu Deus, que desafio! Meu Deus, Maithê! Não acredito! Na pauta, Maithê, pauta jurídica eu vou assinar um documento, olha a responsabilidade, agora aqui, perante todos, Maithê!".

A apresentadora Regina Volpato se eximiu da culpa. "Coisas de Ocimar", afirmou, citando o diretor do Mulheres, Ocimar de Castro. A endocrinologista admitiu ter ficado desconfortável com a proposta: "Eu não queria ser invasiva, fiquei até preocupada. Falei: ‘Ai, galera, será que eu vou falar isso ao vivo para ela?’.

Após o programa, Sandra publicou um vídeo no Instagram pedindo torcida para conseguir emagrecer, mas confessando ter ficado impressionada com a oferta ao vivo.

"Eu me surpreendi, lógico, mas entendi o carinho e a atenção que eles têm por mim há 14 anos na Gazeta, que eu amo, venho com o maior prazer, o maior amor, divulgando o nosso trabalho, respondendo as perguntas das pessoas", afirmou. "Não vou ser modelo, não é o meu trabalho nem o meu objetivo, mas [vou] melhorar a qualidade de vida e, quem sabe, incentivar muita gente que acha que não tem coragem, não é verdade?", complementou.

O episódio, no entanto, gerou controvérsia. Telespectadores e influenciadores digitais citaram gordofobia (preconceito contra pessoas gordas) e reclamaram que o Mulheres interrompeu a convidada para expor seu corpo. Em suas redes sociais, a Gazeta pediu desculpas.

"No dia 8 de junho, foi ao ar, durante o programa Mulheres, uma proposta de emagrecimento à dra. Sandra como forma de apoiá-la em sua vontade de melhorar a saúde. A pauta em questão já havia sido debatida nos bastidores do programa, inclusive com a participação da nossa colaboradora. No entanto, a emissora reconhece que a abordagem não foi adequada e, por conta disso, pede desculpas àqueles que possam ter se sentido desconfortáveis com a situação", comunicou a emissora.

"Sabemos que a gordofobia é um assunto sério e, como qualquer tipo de preconceito, deve ser combatido em nossa sociedade. O programa Mulheres repensará esta temática e a incluirá em suas próximas pautas como forma de exercício para melhores práticas. Reiteramos nosso profundo apreço à dra. Sandra Daniotti e dra. Maithê Pimentel, colaboradoras de longa data do programa, que continuarão a contribuir com conteúdos relevantes na nossa programação", concluiu.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado