Memórias da Telinha

Cine Espetacular estreava há 20 anos massacrando a Globo no Ibope

Filme de 1997, Batman & Robin foi o escolhido para inaugurar o Cine Espetacular


George Clooney e Arnold Schwarzenegger no filme Batman & Robin
George Clooney viveu Batman e Arnold Schwarzenegger o Mr. Freeze no filme de estreia do Cine Espetacular - Divulgação/Warner

Uma das principais sessões de filmes do SBT, ou talvez a principal, o Cine Espetacular completa duas décadas de existência neste sábado (4). E estreou com o pé o direito: impondo uma monumental derrota à Globo.

No ano 2000, a emissora anunciou uma parceria de exclusividade com a Warner Bros que lhe garantia o direito de exibir os principais filmes da produtora naquela época, como Matrix, A Hora do Rush, Primeiro Impacto, dentre outros.

Por três semanas, Silvio Santos fez uma tremenda propaganda da estreia do Cine Espetacular. O filme escalado foi Batman & Robin, de 1997, com George Clooney. A sessão substituiu o programa Fala Dercy, com Dercy Gonçalves.

Considerado o pior filme do Homem-Morcego, o dono do SBT vendeu o longa como se fosse o suprassumo da sétima arte. "Esse filme é espetacular, vocês não podem deixar de ver o Batman em sua melhor forma", repetia Silvio no saudoso Show do Milhão, que estava no auge do sucesso.

Cine Espetacular estreava há 20 anos massacrando a Globo no Ibope

Com chamadas em todos os intervalos comerciais, Batman & Robin conseguiu 29 pontos de audiência contra apenas 17 da Globo.

A emissora carioca perdeu com todos os seus programas, como a estreia da nova temporada do Casseta & Planeta, Muvuca, Jornal da Globo e o Programa do Jô.

Por várias terças-feiras consecutivas, o SBT liderou de braçada na audiência com seu Cine Espetacular exibindo filmes inéditos da Disney e Warner. Por anos, causou um verdadeiro buraco na programação da Globo e extinguiu várias atrações do canal, como o próprio Muvuca de Regina Casé.

De alguns anos para cá, a sessão de filmes do SBT exibe praticamente só reprises, devido a falta de contratos com grandes produtoras. O SBT perdeu uma a uma, como a Warner, Disney, MGM e Paramount.

Ainda assim, sobrevivendo com resquícios de seus pacotes milionários e compra de longas avulsos de outras empresas, o Cine Espetacular mantém médias por volta dos 8 pontos no Ibope, o que é respeitável, e a liderança também.

Cortes e mais cortes

Cine Espetacular estreava há 20 anos massacrando a Globo no Ibope

Se antes o SBT era elogiado por não cortar seus filmes e exibi-los na íntegra, o mesmo não se pode dizer agora. Com o The Noite na sequência, a emissora tem optado por picotá-los sem a menor piedade.

Atualmente, o Cine Espetacular vai ao ar perto das 23h30 e deixou de ser prioridade na programação do SBT.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado