Ibope

Em 1997, Gugu venceu Faustão e Roberto Carlos com sapo que latia

Nem o Rei conseguiu barrar o sucesso do Domingo Legal, no SBT


Gugu Liberato e Fausto Silva
Gugu garantiu liderança para o SBT nos anos 1990 em briga com Faustão (Foto: SBT/Divulgação)

Morto aos 60 anos, vítima de um acidente doméstico na última quarta-feira (20), Gugu Liberato foi um fenômeno de audiência para o SBT nos anos 1990. Com atrações muito populares, seu Domingo Legal foi algoz da Globo por longos anos.

Em dezembro de 1997, quando a guerra pelo Ibope estava acirrada como nunca antes, a atração do SBT exibiu um sapo que latia e conseguiu vencer a participação de Roberto Carlos no Domingão do Faustão.

Naquele dia, Gugu vencia seu principal concorrente pelo sétimo domingo consecutivo. Ao exibir o sapo que emitia som parecido com o de um cachorro, o Domingo Legal alcançou picos de 24 pontos contra 16 do programa comandado por Fausto Silva. Cada ponto equivalia a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.

Reportagem da Folha, que destacava a vitória de Gugu no Ibope, explicou que o fenômeno é comum e ocorre em grande parte das espécies de sapos e rãs. O animal, na verdade, emitia um canto de angústia, decorrente de situações de estresse, para assustar predadores.

Gugu fez Globo acender alerta vermelho

A presença de Roberto Carlos no programa dominical era a aposta da Globo para barrar o campeão de audiência do SBT. O rei ficou mais de uma hora no ar, dando entrevista e relembrando antigos sucessos. De nada adiantou: a derrota foi homérica. Durante toda a competição, das 15 às 19h, a média foi de 22 para Gugu, contra 15 de Faustão.

No palco do Domingo Legal, também se apresentaram nomes de peso para a época: o grupo baiano É o Tchan e a ex-integrante Carla Perez, além da dupla Claudinho & Buchecha - artistas que figuravam no topo das paradas de 1997.

Episódios como esse fizeram a Globo acender alerta vermelho e apelar para atrações mais populares. Errou a mão algumas vezes, como quando colocou no ar, sem sucesso, o "sushi erótico", em que elenco da emissora retirava a iguaria japonesa do corpo de mulheres seminuas. O episódio é até hoje lembrado como um dos mais apelativos na TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado