Nova casa

Após brigar e abandonar novela na Record, Gustavo Reiz assina com a Globo

Autor ficará três anos na emissora, onde escreverá novelas


Gustavo-Reiz_363357d24d8a675e50cab6528ad03b52ecc6fdc6.jpeg
Gustavo Reiz trocou a Record pela Globo, após briga e abandono da novela "Gênesis". Foto: Divulgação

Gustavo Reiz é o novo autor da Globo. Ele assinou com a emissora carioca meses depois de ter abandonado a produção de "Gênesis", na Record, após desentendimento e briga com a cúpula do canal de Edir Macedo. Na Globo, ele deverá apresentar sinopse para o horário das seis.

A notícia da contratação do novelista foi dada pela jornalista Patrícia Kogut e confirmada pelo NaTelinha com três fontes diferentes dentro da dramaturgia da Globo. Pessoas ligadas ao Fórum que aprova novelas da emissora carioca afirmaram que a contratação de Gustavo se deu pela necessidade de renovar a faixa das sete.

Com um contrato de três anos não haveria espaço para ele na faixa das 18h que já está com uma longa fila, tendo pelo menos seis autores reservados para os próximos anos. Já o horário das sete tem apenas as duas próximas produções confirmadas.

Com isso, Reiz deverá entrar no ar provavelmente em 2020 para substituir "Salve-se quem Puder", trama de Daniel Ortiz que tem estreia prevista para o mês de janeiro e que substitui "Bom Sucesso", de Rosane Svartmann e Paulo Halm que estreia na próxima segunda-feira (29).

Na Record, o autor se notabilizou por escrever tramas justamente com o estilo e para esta faixa horária. É dele a autoria de "Dona Xepa" e "Bellaventura", esta última uma espécie de "Deus Salve o Rei", ambas livremente inspiradas no sucesso de "Game of Thrones".

A contratação de Gustavo Reiz vai na contramão da renovação que vem sendo realizada por Silvio de Abreu nos últimos anos. É que o diretor de dramaturgia da Globo tem renovado o casting de novelistas com nomes de dentro da própria Globo. Na gestão dele deixaram de ser colaboradores e ganharam espaço com novelas próprias nomes como o próprio Gustavo Reiz, Maria Helena Nascimento ("Rock Story"), Manuela Dias ("Ligações Perigosas", "Justiça"), Alessandro Marson e Thereza Falcão ("Novo Mundo"), Daniel Adjafre ("Deus Salve o Rei").

Reiz é o primeiro nome da geração de autores da Record a assinar com a Globo. Além dele, a emissora revelou autores como Vivian de Oliveira, também já fora da casa, Cristianne Fridman (atualmente no ar com "Topíssima" e "Jezabel"), Gisele Joras ("Bela, a Feia", "Balacobaco").

Vale lembrar que, na contramão do processo de renovação de autores da faixa das sete, dois dos principais nomes que ajudaram a consolidar o horário nos anos 90 estão fora do ar. Antônio Calmon ("Vamp") está na geladeira da Globo há mais de dez anos, sua última novela foi "Três Irmãs" (2008). Já Carlos Lombardi ("Quatro por Quatro") trocou a emissora pela Record, onde escreveu apenas "Pecado Mortal" e sua última produção para as sete foi "Pé na Jaca" (2006), atualmente ele está sem contrato.

A reportagem entrou em contato com a Globo e com o autor Gustavo Reiz, mas até a publicação da reportagem nenhum havia respondido. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado