Guerra no Carnaval

Com Crivella, Prefeitura do Rio ataca a Globo em comercial

Globo se defende, diz acreditar no carnaval e que apenas vende cotas de suas transmissões


Trecho do vídeo mostra dramatização de supostos jurados na Marquês de Sapucaí, com todos segurando cartazes escritos "Rede Globo"
Prefeitura do Rio partiu pra cima da Globo ao falar do Carnaval. Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta quinta-feira (06), uma peça publicitária que ataca à Globo. No vídeo de um minuto, o  prefeitura da gestão de Marcelo Crivella, do PRB, conta que investe R$ 70 milhões para a realização do Carnaval e afirma que a emissora carioca juntamente com a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) são as que mais faturam com patrocinadores no evento.

A peça foi divulgada na Record Rio, durante o intervalo do "Balanço Geral". “Pra quem ainda não sabe, o desfile das escolas de samba custa para a Prefeitura 70 milhões de reais. O enredo é fácil de entender, a conta é que difícil de engolir”, inicia o vídeo, dirigido pela produtora J E J Marketing.

Procurada pelo NaTelinha, a Globo rebate as críticas da Prefeitura. "Ao contrário do que afirma o comercial em questão, a Globo não vende patrocínio do carnaval, que é um evento das Escolas de Samba. Apenas vende cotas de suas transmissões. Nessa grande festa da cultura popular brasileira, a Globo acredita que todos os envolvidos devem fazer a sua parte. A Globo tem feito a sua".

O polêmico anúncio continua: “quem vende os ingressos e o espaço ganhando milhões é a LIESA. Quem vende o patrocínio, comercializando várias cotas milionárias, é a Rede Globo”, continua se referindo ao fato de que a Globo vende anualmente várias cotas de patrocínio para cobrir o evento. Nessa história de milhões pra lá e nunca pra cá quem paga a conta do Carnaval é a prefeitura: 70 milhões. O carnaval do Rio precisa viver do patrocínio privado. Não dos recursos da prefeitura”.

A partir daí, o vídeo relembra uma série de despesas que a Prefeitura de Crivella é obrigada a arcar e que, por isso, não deveria investir no Carnaval.  “Porque ela tem 100 mil aposentados, 100 mil funcionários pra pagar e 650 mil crianças na escola pra cuidar, sendo que metade delas são carentes e recebem bolsa-família.”

O comercial encerra:  “a verdade tem que ser dita. O carnaval é muito bom pra cidade, mas a iniciativa privada é que deve pagar a conta, não a prefeitura”.

Confira a resposta da Globo na íntegra:

  "A Globo acredita que, além de uma grande festa, que preserva as tradições da cidade e divulga a cultura popular, o carnaval é um grande gerador de receitas para o Rio de Janeiro. Por isso, historicamente, faz altos investimentos tanto na compra dos direitos dos desfiles das escolas de samba e na promoção do evento e em sua transmissão, quanto na ampla cobertura do carnaval, promovendo a cidade, aqui e no exterior, estimulando o turismo, a geração de empregos temporários e a economia local. A Globo investe valores muito significativos na compra dos direitos de transmissão do Carnaval, que não guardam qualquer relação com o que as agremiações recebem de subvenção da Prefeitura. Ao contrário do que afirma o comercial em questão, a Globo não vende patrocínio do carnaval, que é um evento das Escolas de Samba. Apenas vende cotas de suas transmissões. Nessa grande festa da cultura popular brasileira, a Globo acredita que todos os envolvidos devem fazer a sua parte. A Globo tem feito a sua.  

Veja o comercial:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado