Band

"Aqui na Band" tem iniciativa pioneira com tradução em libras o programa inteiro

Programa matinal estreou nessa segunda-feira (27) na Band


Aqui na Band
Profissional faz tradução em tempo real no canto da tela - Reprodução

O programa "Aqui na Band" estreou nessa última segunda-feira (27) com uma iniciativa pioneira. Isso porque a atração é a primeira a contar com tradução na linguagem de sinais em tempo real.

Diariamente, o matinal terá no canto da tela um profissional traduzindo tudo o que é falado para Libras (Língua Brasileira de Sinais), do início ao fim, visando os deficientes auditivos. Desde o ano passado, quando era candidato, Jair Bolsonaro faz o mesmo, incentivado por sua esposa, Michelle Bolsonaro.

Na Band, todo o trabalho está sendo coordenado pelo tradutor e intérprete Andrey Cruz.

Em entrevista ao site do canal, ele celebrou o feito. "Hoje nós temos cerca de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil. Segundo o último Censo, quase 25% da população tem alguma deficiência. A Band é a primeira televisão aberta a ter um programa de entretenimento com linguagem de sinais diariamente, durante duas horas", celebrou.

Andrey admitiu que o fato de Michelle Bolsonaro ter usado a linguagem de sinais durante a posse presidencial vem propiciando um olhar especial ao público deficiente auditivo.

"Sem dúvida isso fez com que as pessoas prestassem mais atenção de que existe outra língua no Brasil que é usada pela comunidade surda. Espero que isso possa servir de exemplo para que outros programas adotem esta prática", disse.

O "Aqui na Band" vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, ao vivo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado