Luto

Após morte, Beth Carvalho ganha homenagem do “JN” e lidera busca na internet

Sambista morreu na última terça-feira (30)


Beth Carvalho, sorrindo, sentada num sofá. Ao lado, um instrumento musical
Beth Carvalho faleceu nesta terça-feira (30). Foto: Divulgação

A morte da sambista Beth Carvalho foi o assunto mais pesquisado do Brasil. O falecimento foi confirmado no fim da tarde da última terça-feira (30) e, rapidamente, se tornou o assunto das redes sociais e da internet brasileira, além de receber uma grande homenagem do “Jornal Nacional”, da Globo.

Segundo dados levantados pelo NaTelinha, os termos relacionados a Beth Carvalho atingiram o topo dos assuntos mais buscados da internet brasileira. Os números do Google Trends, mecanismo que avalia a métrica de busca da internet nacional, indicaram que o assunto foi procurado por mais de um milhão de vezes, pouco mais de doze horas depois do anúncio da morte.

Para se ter uma ideia, Beth liderou com tamanha folga que a crise na Venezuela, o segundo assunto do dia no Trends do Google, obteve pouco mais de 200 mil buscas, ou seja, cinco vezes menos. Os números são tão altos que, a soma do segundo até o décimo colocado atingem 680 mil buscas, ou seja, bem abaixo de Beth.

Nas redes sociais, Beth Carvalho também foi o termo mais comentado na terça-feira. Quem acessasse o twitter durante a noite de ontem, veria que a cantora liderava os Trending Topics no Brasil.

Assim como o Trends do Google, o do Twitter também possui métrica que contabiliza os termos semelhantes e não apenas o literal, o que significa dizer que tanto puramente o nome da sambista, quanto comentários a respeito de sua morte, ajudaram a colocá-la no primeiro lugar dos TT’s.

Na TV, diversas emissoras interromperam sua programação para anunciar a morte da cantora. A Globo, embora não tenha utilizado a temida vinheta do Plantão, interrompeu o capítulo de “Malhação” para dar a notícia. Já o SBT fez plantão apenas para o Rio de Janeiro. Record e Band, que exibiam jornalísticos no momento, deram o anúncio em seus respectivos programas.

A morte de Beth Carvalho pegou muita gente de surpresa, visto que a maioria sequer sabia que ela estava doente. Diante disso, ela acabou recebendo uma série de homenagens logo que foi anunciado seu falecimento.

O “Jornal Nacional” dedicou mais de dez minutos de arte para homenagear a morte da sambista, considerada uma das maiores de todos os tempos, além de ser a madrinha de diversos cantores que ela ajudou a elevar para a fama, como é o caso de Zeca Pagodinho.

Além da homenagem com diversas reportagens, o “JN” encerrou às escuras e em silêncio, sem a tradicional vinheta de encerramento, o que costuma ser raro e apenas diante de grandes tragédias ou mortes de pessoas muito importantes.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado