Entrevista

"Camaleão", André Vasco assume novo "Vitrine" viajando o Brasil pela TV Cultura

"Vitrine Brasil" terá apresentação de André Vasco e Cassiana Strasburg


André Vasco com rio ao fundo
Fotos: Divulgação

Completando 50 anos desde sua reinauguração pela Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura programou pelos próximos meses uma série de estreias. Uma delas será a volta do programa "Vitrine", agora chamado "Vitrine Brasil", que destacará o país através das suas 140 afiliadas e transmissoras.

A atração terá apresentação de André Vasco (MTV, Band, SBT) e Cassiana Strasburg, que já comanda a faixa "Jazz Sinfônica Brasil" na Cultura.

"Vitrine Brasil" estreia no dia 28 de abril, às 20h30. Com 30 minutos de duração aos domingos, o programa exibirá personagens e peculiaridades marcantes da cultura de cada um dos estados brasileiros.

Em conversa com o NaTelinha, André Vasco falou sobre esse seu novo desafio. "É muito doido, porque eu sempre transitei em vários meios, na MTV, depois Band, SBT, Discovery... Sempre fui meio camaleão e consegui dialogar para diversos públicos de diversas maneiras. Foi um tremendo desafio, primeiro porque é Cultura né? Em todos os meus projetos paralelos no YouTube sempre uso referência de 'Rá-tim-bum', 'Catelo Rá-tim-bum', os programas da cultura em si", confessou.

"Quando me chamaram pra trazer de volta um clássico que é o 'Vitrine', só que com uma pegada nova, mais moderna, me deram liberdade... E o mais legal ainda, tá rolando uma migração que faz parte, uma galera do jornalismo indo pro entretenimento. Eu fiz o contrário. Eu tô vindo do entretenimento e fui aceito no jornalismo. Isso é muito legal!", prosseguiu.

\"Camaleão\", André Vasco assume novo \"Vitrine\" viajando o Brasil pela TV Cultura

E completou: "Tentar imprimir um pouco da linguagem do entretenimento que eu trouxe em 10 anos de carreira com cinco emissoras, no jornalismo é um grande desafio. Estar na Cultura, fazer um programa que tem um peso que é o 'Vitrine', e ainda mais tendo a liberdade do entretenimento mas com o jornalismo. É um somatório. Grande responsabilidade".

Sobre o formato do "Vitrine Brasil", explicou como ele está funcionando: "Esse programa é um grande agregador. Ele tá sendo construído em um formato de colaborativismo. Tá integrando a rede, tanto é que esse projeto surgiu da parte da rede junto com o artístico e jornalismo. Então como ele funciona? Tem a roteirista, a diretora de pauta, tem a produtora, tem todos os embasamentos do jornalismo, eu e um câmera de São Paulo. Aí a gente vai pras praças nas externas, apenas eu, o câmera e a equipe local".

O programa já gravou em Pernambuco, Paraíba e Amazonas, mostrando suas peculiaridades e imprimindo o estilo de cada local. André Vasco conta que as primeiras gravações fizeram sucesso nas regiões e que as equipes das afiliadas participantes ficaram muito animadas com o projeto.

Na estreia, "Vitrine Brasil" mostrará a Feira de Caruaru, maior feira em todo o mundo, envolvendo 22 minifeiras de alimentos, cultura e música; e destacará também o Frevo, conversando com Dona Zenaide, uma frevista antiga e prestigiada, além de jovens que estão conhecendo agora esse universo. Para culminar, as receitas do Bolo de Rolo e do Bolo Souza Leão, ao som da Banda de Pífanos de Caruaru.

"Vitrie Brasil" estreia no dia 28 de abril, domingo, às 20h30, na TV Cultura.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado