Nostalgia

Tiago Santiago estreava sua última novela há oito anos

No SBT, Tiago Santiago fracassou com uma trama ambiciosa


Tiago Santiago na praia sorrindo de braços cruzados
Tiago Santiago foi o autor de "Amor e Revolução". Foto: Divulgação/Internet

Há exatos oito anos, no dia 05 de abril de 2011, ia ao ar o primeiro capítulo daquela que seria a despedida de Tiago Santiago das telenovelas brasileiras até aqui. Pelo SBT, começava a trajetória de “Amor e Revolução”.

Após ter sido contratado a peso de ouro por Silvio Santos e emplacar uma novela com audiência modesta, “Uma Rosa com Amor”, o autor de sucessos da Record como “Escrava Isaura” e “Caminhos do Coração”, finalmente levava ao ar sua primeira trama inédita na emissora.

O enredo acontecia durante o golpe militar em 1964 e narrava a trajetória dos personagens no período de chumbo da ditadura. O militar José Guerra (Cláudio Lins) se apaixonava pela guerrilheira Maria Paixão (Graziela Schimidt). O amor impossível é um dos fios condutor da produção.

A trama deu muito o que falar ainda antes da estreia. Isso porque o novelista queria Alice Braga para o papel principal. A atriz brasileira radicada nos EUA, onde faz filmes e séries, acabou não chegando a acordo e o papel ficou com Graziela.

Tiago Santiago estreava sua última novela há oito anos 

A estreia de uma novela própria de Tiago Santiago no SBT foi cercada de expectativa, tanto por parte do público quanto da crítica, já que ele vinha de grandes sucessos de audiência na Record, chegando a incomodar a Globo com suas obras.

Porém, “Amor e Revolução” acabou sendo um retumbante fracasso.  A novela teve média de 4,76 pontos na Grande São Paulo e não chegou sequer perto da audiência das atuais tramas do SBT.

Em crise no Ibope e também bastante criticada por público e jornalistas - por conta de seu texto demasiadamente didático -, “Amor e Revolução” ainda sofreu uma tentativa de censura.

Poucos depois do primeiro capítulo da trama, um grupo de militares foi ao Ministério Público Federal e pediu o fim da exibição da novela afirmando que a trama denegria a imagem da corporação e exagerava nas cenas do período de Ditadura. O pedido foi arquivado.

Tiago Santiago estreava sua última novela há oito anos

Vale lembrar que, embora com muitos problemas, “Amor e Revolução” foi responsável pelo primeiro beijo lésbico da televisão brasileira. As atrizes Luciana Vendramini e Gisele Tigre protagonizaram a cena polêmica na época.

Após a novela, Tiago Santiago acabou encerrando seu contrato com o SBT e não voltou mais ao formato. Na época, deixou na emissora três textos prontos, que conseguiu reaver recentemente.

Em entrevista ao NaTelinha, o autor comentou: "São duas novelas e uma série, prontas, escritas com muito amor. São as minhas melhores ideias, que eu tinha deixado pra bombar no fim do contrato com o SBT, novelas para toda a família. Tenho muita esperança de que venham a ser produzidas e exibidas, porque elas merecem. Onde e quando isso vai acontecer, ainda não sei, porque não depende apenas de mim".

Atualmente, ele está no ar com a reprise de “Caminhos do Coração” na Record. Em outra declaração mais recente ao site, Tiago comemorou: "Amei muito a volta da novela ao ar. Toda uma geração vai ter agora a oportunidade de assistir. Espero que reprisem sem cortes, as três temporadas".

Atualmente, o roteirista vive nos Estados Unidos e tenta emplacar carreira internacional.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado