Levantamento

Estreia de "O Aprendiz" derruba Ibope da Band em até 70% pelo país


José Roberto Marques, Vivianne Brafmann e Roberto Justus
Roberto Justus com seus conselheiros no reality, Vivianne Brafmann e José Roberto Marques - Foto: Rafael Cusato/Band

Apostando desta vez em influenciadores digitais como diferencial de outras edições, a estreia da nova temporada do reality "O Aprendiz", transmitida pela Band na última segunda-feira (18), derrubou a audiência da emissora em até 70% entre as regiões metropolitanas aferidas pela Kantar Ibope.

De acordo com números do instituto, que o NaTelinha teve acesso em primeira-mão, comparando a média das quatro segundas-feiras anteriores, quando a emissora exibia "Planeta Selvagem" e "Viagem ao Redor do Mundo", o melhor resultado do reality apresentado por Roberto Justus foi na Grande São Paulo.

Na capital paulista, entre 22h13 e 23h47, o primeiro episódio de "O Aprendiz" alcançou 1,4 ponto de média, empatando com as antigas atrações na faixa. Ficou em quinto lugar na audiência, atrás do "TV Fama" e do "Superpop", da RedeTV!.

Nessa mesma comparação, Belo Horizonte foi a única capital onde a Band conseguiu crescer no horário com o primeiro episódio do programa, mas por apenas um décimo: 1,2 pontos ante 1,1 do "Planeta Selvagem" e "Viagem ao Redor do Mundo".

No Rio de Janeiro, segunda praça mais importante para o mercado publicitário, a atração fez a Band encolher 38% da sua audiência, marcando 0,8 de média antes 1,3 ponto das quatro semanas anteriores.

Na média das 15 regiões metropolitanas, o PNT (Painel Nacional de Televisão), a Band também apresentou queda em seu horário nobre das segunda-feiras. "O Aprendiz" atingiu 1 ponto, contra 1,4 das antigas atrações.

Em Salvador, o programa de Justus quase traçou ao ocupar o quinto lugar na preferência dos baianos, atrás da emissora pública TVE Bahia que mostrava o jornalístico "Polêmicas Contemporâneas": 0,3 contra 1,4.

A pior performance da nova aposta da Band para o horário nobre foi em Manaus. Por lá, o formato que pertence a Fremantle Media marcou 0,8 de média, enquanto "Planeta Selvagem" e "Viagem ao Redor do Mundo" atingiram 2,4 pontos nas últimas quatro segundas-feiras. Com esses números, a estreia de "O Aprendiz" derrubou a audiência da Band em 67%. Ou seja, sete em cada 10 telespectadores deixaram de sintonizar a emissora na última segunda.

Além disso, em Curitiba, o reality ocupou o sexo lugar no Ibope, atrás da emissora religiosa TV Evangelizar, dirigida pelo Padre Reginaldo Manzotti. Na mesma posição, em Belém, perdeu para a TV Cultura, que exibia "Roda Viva" e "Café Filosófico".

Após 10 temporadas produzidas pela Record, "O Aprendiz" estreou na Band apostando, desta vez, em 18 influenciadores digitais para disputarem o prêmio de 1 milhão de reais. O formato foi adquirido por Roberto Justus e viabilizado na nova emissora através de sociedade por divisão de lucros e com produção terceirizada.

Embora não tenha elevado a audiência da Band em sua estreia, o programa é um sucesso comercial. Entrou no ar com todas as seis cotas publicitárias vendidas. No primeiro episódio, Roberto Justus eliminou a influencer Jéssica Belcost.

A 11ª temporada de "O Aprendiz" vai ao ar às segundas-feiras na Band, a partir das 22h, com reprise aos sábados, às 16h.

Confira os números:

Estreia de \"O Aprendiz\" derruba Ibope da Band em até 70% pelo país

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado