Luto

Criador de "Betty, A Feia", escritor Fernando Gaitán morre aos 58 anos


Escritor Fernando Gaitán morre aos 58 anos
Divulgação

Criador de um dos maiores sucessos folhetinescos da história da televisão mundial, a novela "Betty, A Feia", o autor Fernando Gaitán faleceu nesta terça-feira (29), em Bogotá, capital da Colômbia.

Fernando tinha 58 anos e sofreu um infarto em uma clínica onde estava, localizada no norte da capital colombiana. Amigos e familiares confirmam a notícia da morte do escritor.

Além de "Betty, A Feia", Fernando foi um dos mais importantes autores colombianos, criando outras tramas famosas como "Café Com Aroma de Mulher", que foi exibida no Brasil em 2001 pelo SBT.

Dias atrás, Gaitán tinha firmado um contrato com a Sony, que produz novelas no país para importação, e se tornado o principal autor de novelas da empresa, chegando num patamar ainda mais alto na carreira.

Criador de \"Betty, A Feia\", escritor Fernando Gaitán morre aos 58 anos

"Suas idéias originais geraram produtos de televisão tão cativantes e histórias tão fantásticas que falavam com uma audiência muito grande", comentou Ana Bond, vice-presidente e diretora executiva de produções internacionais na América Latina e no mercado hispânico dos EUA da Sony, ao lamentar o falecimento de Gaitán.

Fernando começou sua carreira na televisão nos anos 80, escrevendo roteiros para games shows da TV da Colômbia e trabalhando como jornalista em jornais locais.

Anos depois, começou a escrever novelas, mas só foi reconhecido como grande autor em 1994, com o sucesso de "Café com Aroma de Mulher". No entanto, seu êxito maior só vira em 1999.

Depois de escrever o fracasso "Carolina Barrantes", Gaitán teve a ideia de uma novela espirituosa, de bom humor e leve. Naquele ano, ele coloca no ar "Yo Soy Betty, La Fea", ou "Betty, A Feia" como conhecemos no Brasil.

A trama é considerada a novela mais bem sucedida da história, sendo exibida em mais de 100 países sendo campeã de audiência. No Brasil, foi exibida pela RedeTV! com sucesso em 2003, sendo reprisada duas vezes - em 2005 e 2013.

Nos últimos anos, Gaitán atuou como vice-presidente da RCN, uma das maiores emissoras da Colômbia. Informações sobre enterro e velório não foram divulgadas até o fechamento desta matéria.

Informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado