Preconceito

Convidadas do "Altas Horas", Erika Januza e Karol Conka falam sobre racismo

Atriz e cantora falaram sobre situações de preconceito


Erika Januza e Karol com K falaram sobre preconceito - Foto: Reprodução
Altas Horas

Neste sábado (12), Erika Januza e Karol Conka estiveram entre as convidadas do "Altas Horas".

Durante o programa, conversaram sobre racismo e ofensas que já receberam sobre a cor da pele e o cabelo crespo.

Erika, por exemplo, contou que desde pequena sofreu com autoestima e que alisou o cabelo durante muito tempo.

"Meu cabelo foi alisado durante 28 anos. Tenho 33. Hoje entendo que era uma forma de me proteger atrás de alguma coisa, que eu não sabia o que era. Descobri quando me encontrei como mulher negra. Porque parece que você precisa desse momento para entender: peraí, é o meu cabelo, é a minha essência, é minha raiz literalmente, é me aceitar como sou", desabafou a atriz.

Ela ainda falou o que fez para superar essa fase difícil e como passou a aceitar o cabelo: "Não tenho que mudar pra ficar bonita. Posso sim querer usar hoje liso, outro dia fazer trança, mas minha essência é o cabelo crespo. E não posso me esconder atrás de uma química pra ser uma pessoa melhor, mas por muito tempo me escondi atrás disso".

Erika, que participou do "Dança dos Famosos", contou ainda que, durante o quadro, recebeu inúmeros e-mails com ofensas: "Desde o início do 'Dança', eu recebi um primeiro e-mail bem longo. Foi um misto de raiva e tristeza. Chorei e apaguei. E começaram e chegar outros. Mas aí eu não apaguei. Guardei tudo. Me chamaram de tudo que você pode imaginar. Eram críticas a minha cor, a minha performance... Peguei tudo e levei para a polícia", revelou.

Já Karol, que vive no mundo da música, falou que sua vida não foi diferente: "Eu alisei meu cabelo por 11 anos. Eu alisava para ficar igual a minha mãe, que alisava para ficar igual a minha avó. Com 16 anos eu parei de alisar. Eu conheci um menino branco, que foi meu primeiro namorado e ele disse para mim: 'Você tem uma testa grande, um sorriso largo e um nariz largo. Isso são características do negro. O cabelo negro veio para combinar com isso. Ele me dizia que eu ficaria mais bonita com ele crespo".

Atualmente, a cantora usa o cabelo curto. Ela contou que fazer essa mudança foi difícil: "Me chamavam de Vera Verão, Pelé, Lacraia. Até hoje me chamam assim. Mas, eu vi que meu namoradinho me achou linda com esse cabelo. E eu me achei linda. E eu vi que eu sou maravilhosa com meu cabelo assim".

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado