Ueze Elias Zahran

Morre empresário dono de sete afiliadas da Globo no Mato Grosso

Ueze Elias Zahran tinha 94 anos


Ueze Elias Zahran
Reprodução

Dono de sete emissoras de TV afiliadas à Globo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário Ueze Elias Zahran morreu na tarde desta última quinta-feira (27), aos 94 anos.

Além das TVs, ele era proprietário de rádios e sites na região, que compõem a Rede Mato-grossense de Comunicação, uma das maiores empresas do setor do país. Zahran ainda era dono e fundador da quinta maior rede distribuidora de gás, a Copagás. Seu império empresarial era considerado o maior do Centro-Oeste brasileiro.

A causa da morte não foi revelada.

O NaTelinha apurou que Ueze Elias Zahran estava à frente dos negócios até os seus últimos dias. Inclusive, ele comandou toda a negociação para adquirir a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás. O Grupo Zahran era o preferido pela Rede Globo para comprar a emissora pela sua proximidade com a família Marinho, mas o negócio ainda não foi concretizado.

No Natal de 1965, Zahran entrou no negócio de televisão quando fundou a TV Morena, que retransmitia a programação da TV Record. Em 1976, passou a ser a afiliada da Globo.

"Ele foi falar com Paulo de Carvalho que iria deixar de transmitir a Record, mas tomou um chá de cadeira por lá. Zahran falou comigo: 'James, eu sempre fui fiel aos meus parceiros e eu fui comunicar sobre minha decisão. Fiquei três horas sentado esperado ele me atender. Não foi. Sai de lá e fui direto assinar o contrato com Dr. Roberto'. Pra mim, Zahran era o empresário de TV mais bem sucedido do país depois do Roberto Marinho", contou o jornalista James Ackel, primo de Ueze Elias Zahran, ao NaTelinha.

Filho de imigrantes libaneses, ele era o segundo num total de seis irmãos. Casado, Ueze Zahran tinha quatro filhos, dois irmãos, netos, bisnetos e sobrinhos.

O empresário foi cremado nesta sexta-feira (28), em São Paulo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado