Exclusivo

Marcos Mion revela bastidores de "A Fazenda" e diz que reality foi seu "renascimento" na TV

Apresentador fala sobre trabalho no reality e engajamento alcançado


Marcos Mion
Fotos: Reprodução

Na décima temporada de "A Fazenda", Marcos Mion estreou na apresentação do reality e foi um sucesso de crítica; de quebra, ajudou na fomentação do programa nas redes sociais.

"Uma oportunidade de se reinventar na TV. Isso é muito importante e não tem preço. Eu pude mostrar e contar com a Record e com a direção pra mostrar mais uma faceta do meu trabalho", contou o apresentador em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Devido a sua performance à frente do programa, Mion ganhou o título de melhor apresentador de 2018 no "Melhores do Ano do NaTelinha". Além disso, "A Fazenda" foi eleita pelo público como melhor reality show, desbancando o global "Big Brother Brasil".

"Eu fiquei conectado praticamente 24 horas na mais variadas redes sociais. Comecei a produzir junto com a equipe. Produtos para o PlayPlus começaram a entrar no ar antes do programa estrear", revelou.

Sua participação na produção do programa fez com que o serviço de streaming do grupo Record criasse uma atração exclusiva para ele: "Cabine de Descompressão". Além disso, com o êxito de "A Fazenda", o PlayPlus lançou o "Tudo ou Nadja", uma espécie de spin off da atração, mostrando o dia a dia da ex-peoa Nadja Pessoa.

A Fazenda foi uma reinvenção, uma oportunidade de se reinventar na TV. Isso é muito importante e não tem preço

Marcos Mion

"As cabines repercutiram muito e eu acho que foi um conjunto de coisas (para o sucesso na redes sociais). Mas principalmente, o fato de todo mundo estar alinhado com isso. Eu nunca conseguiria fazer sozinho", elogiou.

Sobre as surpresas na casa pela disputa do prêmio de R$ 1,5 milhão de "A Fazenda", Mion destacou: "se alguém teve consciência de jogo muito forte e entendeu foi o Rafael (Ilha). Não só entender o jogo, mas entendeu como jogar com as pessoas. Ele teve uma visão muito privilegiada do jogo, muito certa. Tanto que venceu. Isso me surpreendeu muito".

Confira a entrevista na íntegra:

Importância de "A Fazenda" na carreira

"A Fazenda" foi uma reinvenção. Uma oportunidade de se reinventar na TV. Isso é muito importante e não tem preço. Eu pude mostrar e contar com a Record e com a direção pra mostrar mais uma faceta do meu trabalho. As pessoas estavam mais acostumadas a me ver comandando auditório, game shows, músicas e etc... Apesar de eu ter feito "A Casa", que tem uma repercussão menor e também não é tão grandioso e tão tensa como a "A Fazenda". O programa me deu essa experiência, esse aprendizado e esse renascimento que é fantástico. Uma importância gigantesca na minha carreira.

Repercussão do reality na internet

No momento que a Record encomendou pra mim que "A Fazenda 10" fosse a mais conectada, teve uma movimentação muito grande para que todas as partes se realizassem. Da minha parte também. Eu fiquei conectado praticamente 24 horas nas mais variadas redes sociais. Comecei a produzir junto com a equipe. Produtos para o PlayPlus começaram a entrar no ar antes do programa estrear, já aquecendo para 'A Fazenda'. Isso gerou muitos comentários e engajamentos. A gente trouxe ex-participantes, fez listas: "os maiores barracos", "as maiores tretas", "romances", "maiores micos"... Coisa que a galera adora repercutir. Então, já começou antes.

Marcos Mion revela bastidores de \"A Fazenda\" e diz que reality foi seu \"renascimento\" na TV

Conectividade

As pessoas já esperam de mim uma conectividade nos produtos que eu faço pelo meu histórico da MTV. Por ter sido o primeiro programa a colocar o Twitter na tela em real time. Isso não foi no Brasil, mas no mundo. Depois com o "Legendários" a gente fez o primeiro programa multiplataforma da TV aberta também. Com "A Fazenda" era esse trabalho que eles queriam e a gente entregou um programa totalmente conectado no 360. Com muita mais interação das pessoas decidindo coisas e detalhes do jogo. Eu, como falei, fazendo live o tempo inteiro, fomentando com as pessoas, respondendo no Twitter...

"Todo mundo se ajudando"

A gente fez a "Cabine de Descompressão" que bombou. Foi a primeira vez que isso foi feito em "A Fazenda". Logo depois que o eliminado saía do jogo ele sentava comigo na "Cabine de Descompressão" para receber as primeiras informações, ver os memes, como está o Instagram dele, imagens do jogo. As cabines repercutiram muito e eu acho que foi um conjunto de coisas. Mas principalmente, o fato de todo mundo estar alinhado com isso. Eu nunca conseguiria fazer sozinho. Então, a presença de todos com esse foco e se ajudando... Por exemplo, a equipe do programa da TV que tinha que montar o set da "Cabine de Descompressão" para o PlayPlus, e eles não tinham obrigatoriamente que fazer isso. Mas é todo mundo se ajudando e querendo que o programa atingisse esses índices maravilhosos.

Surpresa com a repercussão do reality

Marcos Mion revela bastidores de \"A Fazenda\" e diz que reality foi seu \"renascimento\" na TV

Realmente a repercussão é gigantesca. Mas além de gigantesca ela é muito partidária. São torcidas! A maior loucura isso. O Carelli [Rodrigo Carelli, diretor do núcleo de realities da Recor da TV] me avisou antes do programa começar, ele falou: "sei que você tem experiência em rede social. Eu sei que você sabe lidar muito bem e ter muito sucesso, mas você nunca viveu o que você esta prestes a viver. Porque esse é um programa de torcida e não adianta, se metade da torcida tá satisfeita quer dizer que a outra tá insatisfeita e sempre vai ser assim". E de fato é assim que é e que foi.

Repercussão gigantesca

Uma repercussão gigantesca mesmo. Principalmente em caso polêmicos como tiveram as expulsões do programa como aquela rixa entre Ana Paula e Nadja. Aquilo fomentou muito e aí os grupos se separaram. Depois teve expulsão da Cátia... Tiveram muitos motivos pra repercutir nas redes sociais. Eu acredito que todas as hashtags de "A Fazenda" chegaram no TTs. Obviamente, tem que checar isso, mas lembro que quase todo dia falavam no meu ponto: "pode avisar que estamos nos TTs". Isso praticamente todos os dias. O programa pedia isso muito, e com a minha chegada e o trabalho de todos potencializou ainda mais.

Jogadores e a leitura correta

Eu acho que tiveram sim. Depende de cada um. Nem todo mundo consegue ter a mesma leitura. Mas todos tiveram a sua própria leitura. Demoram um pouco pra engrenar, alguns, acho que por falta de experiência e por causa do nervosismo do programa. Por estar fazendo parte de um programa de TV, câmera, apresentador, tempo... Não é a coisa mais relaxada do mundo. Mas acredito que todos tiveram uma boa visão de jogo.

Surpresa na edição e Rafael Ilha

Marcos Mion revela bastidores de \"A Fazenda\" e diz que reality foi seu \"renascimento\" na TV

O Evandro (Santo) ter saltado da casa da árvore foi uma surpresa gigantesca (risos). Foi uma das melhores cenas da história. Tanto que fiz o "Vale a Pena Ver Direito" dessa cena pra ir ao ar na final. Acho que é justo falar que o Rafael Ilha surpreendeu. Quando eu vi ele na relação eu fique feliz. Eu falei: "ah! as loucuras, as tretas e as brigas...está tudo garantido". E apesar dele ter tido mesmo umas tretas, na verdade ele se destacou muito por ter muita consciência de jogo. Voltando a outra pergunta. Se alguém teve muito consciência de jogo muito forte e entendeu o jogo foi o Rafael. Não só entender o jogo como entendeu como jogar com as pessoas. Ele teve uma visão muito privilegiada do jogo, muito certa, tanto que venceu. Isso me surpreendeu muito. Eu achava que iria causa muito mais, mas não, entrou super centrado. Entrou para aproveitar a oportunidade que a vida tava dando pra ele e isso foi uma surpresa.

Aloísio Chulapa e Ana Paula

O Chulapa ter ficado triste no meio do caminho também foi uma coisa que surpreendeu a todos nós. A gente esperava aquele Chulapa alegre, sorridente, brincalhão o tempo inteiro. Eu acho que foi a saudade da mulher. A esposa dele tá grávida e foi ficando mais introspectivo e quieto. Até que deixou bem claro que queria sair do jogo. A eliminação da Ana Paula logo no início foi também uma grande surpresa.

Marcos Mion revela bastidores de \"A Fazenda\" e diz que reality foi seu \"renascimento\" na TV

Caminho para o sucesso de um programa da TV aberta na internet

Os grandes sucessos de engajamento e repercussão da internet são da TV aberta. Você pode olhar nos TTs e sempre estão os programas da TV aberta. Então, a TV pauta os assuntos da internet e vice-versa. Hoje em dia os Youtubers viraram pauta e convidados de programa e etc. Eu acho que depende muitos dos envolvidos, das pessoas que estão fazendo parte dele, depende muito da temática, se as pessoas da internet podem interagir e participar, isso é o que mais gera engajamento e um dos principais motivos de sucesso de programa de TV aberta na internet, é se o programa entende e respeita a internet.

Todas as linguagens

Em "A Fazenda" eu falava todas as linguagens. Tinha um pouco pra internet e também pra quem não é, pra senhora, para os tiozinhos e as tiazonas. Um pouco pra todo mundo. Você tem que ficar jogando com o público inteiro, esse é o segredo. Na verdade esse é segredo do programa. Para ele repercutir na internet tem que dar usar a linguagem da internet em vários momentos do jogo. Dentre outras características que eu citei.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado