De Érico Veríssimo

No Dia de Finados, relembre a minissérie "Incidente em Antares", que abordou a morte na Globo

"Incidente em Antares" foi adaptada e exibida em 1994


Incidente em Antares
Divulgação

Nesta sexta-feira (2), é Dia de Finados. A data costuma ser marcada pela saudade que sentimos de entes queridos e amigos que já nos deixaram, além de uma profunda tristeza.

Por muitas vezes, a morte fez parte do enredo principal de uma produção para a televisão. Neste caso, destacamos “Incidente em Antares”, minissérie baseada na obra de Érico Veríssimo, publicada em 1971 e adaptada pela TV Globo em 1994.

A trama contava a história de sete personagens que morrem no mesmo dia, na fictícia cidade de Antares, no Sul do Brasil. Porém, ficam impedidos de serem sepultados em decorrência de uma greve geral e que inclui a paralisação do trabalho dos coveiros.

Durante a noite, os mortos decidem reivindicar o direito de serem enterrados com dignidade. O retorno dos já falecidos causam um verdadeiro pânico na cidade, principalmente porque os “fantasmas” decidem revelar todos os podres dos moradores.

Para isso, os sete se reúnem no coreto da cidade que serve de palanque para discursos inflamados que vão desde a revelação de falcatruas cometidas por políticos até os escândalos sexuais envolvendo os habitantes.

Confira sete detalhes sobre a minissérie:

Antares

A cidade fictícia de Antares é marcada por dois pilares: a acomodação política, onde os Campolargo e os Vacariano tendem a propagar conceitos morais e sociais de tendência reacionária, e a classe operária intitulada “comunista” só porque reivindica os seus direitos.

Os defuntos e suas respectivas mortes

No Dia de Finados, relembre a minissérie \"Incidente em Antares\", que abordou a morte na Globo

- Quitéria Campolargo (Fernando Montenegro): Era a matriarca de uma das famílias mais distintas e importantes de Antares. Morreu decorrente de um problema no coração;

- Cícero Branco (Paulo Betti): Era o famoso advogado dos poderosos de Antares. Morre depois de sofrer um aneurisma cerebral;

- Menandro Olinda (Rui Rezende) era um pianista que se suicida cortando os pulsos;

- João da Paz (Diogo Vilela) era um idealista pacificador. Preso sob a acusação de subversivo, vem a óbito depois de ser torturado na delegacia;

No Dia de Finados, relembre a minissérie \"Incidente em Antares\", que abordou a morte na Globo

- Barcelona (Elias Gleizer) era um anarquista espanhol. Bem-humorado e debochado, não resiste a um aneurisma cerebral;

- Erotildes (Marília Pera) era uma ingênua prostituta que falece por causa de um quadro de tuberculose;

- Pudim da Cachaça (Gianfrancesco Guarnieri) era o bêbado da cidade. Morre envenenado pela esposa.

Narração

Shirley, telefonista interpretada por Regina Duarte, é quem faz a ligação entre os capítulos. Fofoqueira, a funcionária da Central Telefônica de Antares narra os fatos e suas repercussões às amigas em tempo real.

No Dia de Finados, relembre a minissérie \"Incidente em Antares\", que abordou a morte na Globo

A obra

Escrito por Érico Veríssimo, o livro foi publicado em plena ditadura. A trama original se passa em uma sexta-feira 13, em dezembro de 1963, e faz referência ao dia 13 de dezembro de 1968, quando foi decretado o Ato Institucional nº 5.

Parceria

A minissérie “Incidente em Antares” foi o primeiro trabalho realizado pela Rede Brasil Sul (RBS), afiliada da TV Globo, em coprodução com a Globo Rio.

Alexandre Borges

No Dia de Finados, relembre a minissérie \"Incidente em Antares\", que abordou a morte na Globo

A atração marcou a estreia do ator Alexandre Borges na emissora carioca, na pele do padre Pedro Paulo.

Exportação

A obra “Incidente em Antares” chegou a ser vendida para Portugal. Em 2005, um DVD da minissérie foi lançado em comemoração ao centenário do escritor Érico Veríssimo (1905-1975), considerado um dos escritores brasileiros mais populares do século XX.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado