Clássico

Sete curiosidades sobre o humorístico "TV Pirata", que completa 30 anos em 2018


Elenco da TV Pirata
Fotos: Divulgação

Lançado em 1988 pela Globo, o humorístico “TV Pirata” até hoje é considerado um marco da televisão brasileira. Ícone do humor, foi criado pelo diretor Guel Arraes em parceria com o roteirista Miguel Paiva, servindo de inspiração para demais programas.

Atualmente, a atração faz parte do catálogo do Globoplay, plataforma de streaming da emissora, que disponibiliza aos assinantes alguns dos melhores episódios exibidos, além das paródias das novelas “Fogo no Rabo” e “O Segredo de Darcy”.

Lançado logo após o fim da ditadura militar no Brasil, o “TV Pirata” contou com uma equipe de roteiristas que incluía o ator Pedro Cardoso, o jornalista Luiz Fernando Veríssimo e os integrantes do “Planeta Diário” e da “Casseta Popular”, que posteriormente se juntariam na formação do “Casseta & Planeta”, entre outros.

Com boas sacadas, críticas políticas e até da própria televisão, a atração tinha como inspiração programas já conceituados lá fora como o “Saturday Night Live”, dos Estados Unidos, e o “Monty Python Flying”, da Inglaterra.

Sete curiosidades sobre o humorístico \"TV Pirata\", que completa 30 anos em 2018

Outra grande surpresa era o elenco formado pelos atores já renomados Ney Latorraca, Guilherme Karan, Débora Bloch, Maria Zilda Bethlem, Diogo Vilela, Pedro Paulo Rangel, Marco Nanini, Claudia Raia, Louise Cardoso e Cristina Pereira que se juntavam aos iniciantes Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, vindos do grupo de teatro “Asdrubal Trouxe o Trombone”.

No ano em que a atração completa 30 anos, o programa “Conversa com Bial”, dedicou uma edição ao humorístico, que foi ao ar no último dia 3. Na ocasião, Pedro Bial recebeu os atores Diogo Vilela, Claudia Raia e Ney Latorraca, relembrando o humor da época e comparando-o ao atual.

Para Vilela, se o ator não puder ser espontâneo o humor se torna limitado. “No ‘TV Pirata’, mesmo com toda crítica, o humor não era agressivo. Era afiado, mas não era grosseiro. Tinha um afeto”, disse o humorista.

Em homenagem ao programa, destacamos 7 curiosidades sobre a atração que tanto sucesso fez e até hoje se mantém viva na memória dos brasileiros que curtiram o humor inteligente do final dos anos 80 e início dos 90. Confira:

Sete curiosidades sobre o humorístico \"TV Pirata\", que completa 30 anos em 2018

Críticas

Um dos assuntos que pautavam o programa era a realidade brasileira do final da década de 80. Por conta disso, os criadores do “TV Pirata” protagonizaram muitas brigas com personalidades. Um dos exemplos foi o caso de escândalo da Legião Brasileira de Assistência (LBA), presidida pela então primeira-dama Roseane Collor. A atração chegou a retratá-la com roupa de presidiária em um dos seus episódios.

TV Machão

De acordo com o saudoso Bussunda, um dos redatores do humorístico, a ideia inicial para o quadro “As Presidiárias” era chamá-lo de “TV Machão” e contar com a participação de todo o elenco feminino.

Tonhão

Sete curiosidades sobre o humorístico \"TV Pirata\", que completa 30 anos em 2018

Acostumada a interpretar personagens com grande apelo sexual, Claudia Raia surpreendeu ao surgir no “TV Pirata” como Tonhão, uma das detentas do quadro “As Presidiárias”. Para o papel, a atriz abriu mão de toda vaidade, surgindo com uma touca feita de meia na cabeça, sem maquiagem e com trejeitos masculinos. Certa vez, ela chegou a confessar ter brigado muito com o diretor Guel Arraes para conquistar a personagem que acabou marcando para sempre sua carreira no humor.

Barbosa

Indicado pelo amigo Marco Nanini para ingressar no elenco do programa, Ney Latorraca se destacou muito interpretando o Barbosa, um idoso de cabeça branca que fazia bico enquanto falava o que quase ninguém compreendia. O ator conta que conforme o tempo passava ele aumentava cada vez mais o bico em cena e quando se deu conta, todos o imitavam nas ruas. O sucesso foi tamanho que o Barbosa acabou participando da mensagem de final de ano da emissora ao lado de Tonhão (Claudia Raia), outro carismático personagem.

Sete curiosidades sobre o humorístico \"TV Pirata\", que completa 30 anos em 2018

Caracterização

Regina Casé passou por uma situação engraçada depois da gravação de um quadro para o humorístico. Na ocasião, a atriz precisou pintar o corpo de tinta preta para interpretar uma integrante de uma família de negros. As gravações terminaram tarde da noite e como a tinta era muito difícil de tirar, ela foi para casa assim mesmo e quase matou seu marido de susto quando, ao acordar, a viu daquele jeito.

Índio Cléverson

Outro que também sofreu um pouco na caracterização foi Luiz Fernando Guimarães. O ator precisou ficar horas com o corpo besuntado de chocolate para se caracterizar de índio Cléverson.

Fazendo escola

Com o término do “TV Pirata” em 1992, os integrantes do Casseta & Planeta, em parceira com demais colaboradores, se reuniram na criação de mais um projeto inovador, o “Dóris Para Maiores”, atração que, posteriormente, se transformaria no “Casseta & Planeta, Urgente”, ficando no ar por 18 anos.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado