Fraude à concorrência

Cade investiga Globo por suposta corrupção na compra dos direitos do Campeonato Brasileiro

Informação foi publicada nesta semana pela revista Veja


futebol-globo_5eb7ad713c48eb41b43545435bcea6828d939a2c.jpeg
Reprodução/TV Globo

A Globo passou a ser investigada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) por corrupção na compra de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

A informação foi publicada na coluna Radar, da revista Veja. O Cade, segundo a publicação, quer saber se houve fraude à concorrência.

Concorrência

A última vez que a Globo sofreu com a concorrência de alguma emissora pela compra do Campeonato Brasileiro, foi pelos direitos referentes a 2012.

Em 2010, o Cade decidiu acabar com a cláusula de prioridade da Globo na aquisição da competição. A Record TV rapidamente procurou os dirigentes dos clubes para apresentar sua proposta para a transmissão do certame referentes aos anos de 2012-2014.

Segundo a Folha de S. Paulo na época, a oferta se baseava no formato de transmissão de eventos esportivos na Europa e nos EUA, onde as emissoras dividem os jogos de uma mesma competição, transmitindo-os em dias diferentes.

A Record TV pagaria R$ 100 milhões a cada clube por temporada.

Clube dos 13

Em 2011, o Clube dos 13, formado pelos principais clubes do Brasil, foi implodido. O Corinthians, na época presidido por Andrés Sanchez, começou a fila. O argumento era de que ele não concordava com as diretrizes seguidas na negociação dos direitos, que envolvia propostas da Globo, Record TV e até RedeTV!.

No final das contas, a Globo negociou diretamente com cada clube e conseguiu renovar os direitos do Campeonato Brasileiro, já que não precisava mais sentar na mesa com o Clube dos 13, que já não existia mais.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado