Santos

Santos Praias & Mares: projeto inédito conscientiza banhistas sobre educação ambiental e coleta de resíduos

Iniciativa conta com a participação de agentes ambientais e voluntários, com apoio da Guarda Municipal de Santos.


Agentes ambientais e voluntários farão a coleta e separação de resíduos nas praias. Foto: Raimundo Rosa
Agentes ambientais e voluntários farão a coleta e separação de resíduos nas praias. Foto: Raimundo Rosa
Por Redação NT

Publicado em 16/02/2024 às 20:28,
atualizado em 20/02/2024 às 12:46

A Prefeitura de Santos, em parceria com o Instituto EcoFaxina e o patrocínio da Terracom Construções, iniciou um projeto inédito, o Santos Praias & Mares.

A iniciativa, pioneira na cidade, tem como objetivo conscientizar banhistas sobre educação ambiental e gestão integrada de resíduos sólidos, contribuindo para preservação da beleza natural das praias e proteção dos oceanos.

O prefeito Rogério Santos ressalta a importância da nova parceria que se incorpora aos esforços já empreendidos para a preservação da cultura oceânica.

Santos tem uma natureza exuberante e é pioneira internacionalmente na difusão da cultura oceânica nas escolas. Esta parceria é mais uma importante medida que vem se somar aos nossos esforços para ajudar na preservação dos mares e oceanos.

Rogério Santos

De acordo com a vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, a iniciativa visa não apenas a coleta de resíduos, mas também “reforçar a questão da educação ambiental e a importância de não se largar objetos na areia da praia”.

Orientação

Durante a fase piloto do projeto, que se estenderá até março, 54 agentes ambientais estarão em ação nas praias de quinta a domingo, das 9h às 16h. A ideia é fornecer orientações aos frequentadores das praias e realizar a coleta de resíduos recicláveis produzidos por banhistas, ambulantes e quiosques que comercializam alimentos e bebidas.

A equipe estará devidamente uniformizada, utilizando bonés e coletes do projeto equipados com QR Codes, que direcionam para um site que contém informações sobre a iniciativa, o Placar Praia Limpa e as normas das praias, incluindo regras como a proibição do descarte irregular de resíduos e a presença de cães fora dos horários e áreas permitidos.

Santos Praias & Mares: projeto inédito conscientiza banhistas sobre educação ambiental e coleta de resíduos
Agentes ambientais estarão uniformizados com camisetas e bonés durante a ação. Foto: Raimundo Rosa

O secretário de Governo, Fábio Ferraz, destaca que a conscientização e orientação dos agentes ambientais são extremamente importantes.

As praias são o patrimônio da Cidade. São lindas, maravilhosas, e é importante que tenhamos turistas e moradores desfrutando deste espaço, mas de forma consciente e adequada. Com essa iniciativa, as pessoas vão receber informações dos agentes ambientais e também fazer a coleta dos resíduos para que possamos fazer com que a praia continue assim: sempre limpa”.

Santos Praias & Mares: projeto inédito conscientiza banhistas sobre educação ambiental e coleta de resíduos
Lançamento do projeto Santos Praias & Mares na Praia José Menino. Foto: Raimundo Rosa

Sete tendas de triagem e entrega voluntária foram estrategicamente montadas nas praias do José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

No total, 52 lixeiras foram estrategicamente distribuídas ao longo da faixa de areia das praias de Santos. Metade dessas lixeiras será destinada à coleta de resíduos orgânicos, como restos de alimentos, enquanto a outra metade será destinada para recicláveis, incluindo latas e garrafas, entre outras embalagens.

Este sistema, além de facilitar o descarte consciente por parte dos banhistas, possibilitará a coleta de dados sobre os tipos de resíduos presentes na orla, auxiliando no planejamento de futuras ações de conscientização.
Além das lixeiras, três ecobikes estarão pela faixa de areia e ciclovia da orla, ampliando a eficiência na coleta de resíduos nas praias e próximo aos quiosques.

Santos Praias & Mares: projeto inédito conscientiza banhistas sobre educação ambiental e coleta de resíduos
Triciclos com carretas (Ecobaikes) auxiliam no transporte dos resíduos coletados. Foto: Raimundo Rosa

Voluntariado e participação comunitária

A iniciativa conta com a participação voluntária de 40 moradores do bairro São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, além de agentes ambientais do Instituto EcoFaxina, que terão apoio da Guarda Municipal de Santos. Nas tendas, também serão emprestados pegadores para quem quiser auxiliar na ação.

O diretor de Gestão Ambiental da Terracom, Antonio de Mello Neto, destaca que é preciso conscientizar a população para que cada um faça a sua parte.

“A ação mostra, na prática, a importância da Educação Ambiental. Um dos pilares da Terracom é justamente a preservação do meio ambiente. É fundamental sensibilizar a população e os turistas para que cada um faça a sua parte na conservação dos ecossistemas e até mesmo da Cidade. Queremos colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes”, ressalta. 

O material reciclável coletado durante as ações será devidamente encaminhado para a Cooperativa do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que não apenas efetua a reciclagem dos materiais, mas também desempenha um papel essencial na limpeza de áreas de mangue, gerando oportunidades de trabalho e renda por meio da comercialização dos itens coletados.

“Este é o primeiro passo para uma gestão mais sustentável, integrando também todo o estuário de Santos. Além disso, será um avanço ao amplo projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue, por meio da criação de uma cooperativa de reciclagem composta por moradores de palafitas. O projeto de base comunitária visa a geração de renda e o combate ao lixo no mar”, explica o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis.

Santos Praias & Mares: projeto inédito conscientiza banhistas sobre educação ambiental e coleta de resíduos
Coleta de resíduos nas praias de Santos. Foto: Raimundo Rosa
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado